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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29950
Title: | Análise e aplicação da NR26 no ambiente escolar. |
Other Titles: | Analysis and application of NR26 in the school environment. |
Authors: | OZÓRIO, Amanda Rayssa Damasceno GRAÇAS, Matheus Marques das CAVICCHIA, Olívia Valente LIMA, Patrícia Conceição de CAMPOS, Ryan Ferreira FREHI, Victória Colleta Coronado |
Advisor: | SILVA, Jenifer Santino da |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Segurança;Segurança do trabalho;Prevenção de acidentes |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 138 |
Citation: | OZÓRIO, Amanda Rayssa Damasceno; GRAÇAS, Matheus Marques das; CAVICCHIA, Olívia Valente; LIMA, Patrícia Conceição de; CAMPOS, Ryan Ferreira; FREHI, Victória Colleta Coronado, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2024. |
Abstract: | A Norma Regulamentadora 26 estabelece as diretrizes sobre a
identificação de riscos no ambiente de laboral, especificamente quanto ao uso de
cores de segurança para sinalização de alerta e prevenção de acidentes, onde cada
cor simboliza e indica uma situação: Vermelho: Indica proibição ou emergência.
Exemplo: "Saída de Emergência", Amarelo: Utilizado para sinalização de atenção e
precauções. Exemplo: "Cuidado, piso molhado", Verde: Representa segurança.
Exemplo: "Primeiros Socorros", indicando a localização de kits, Azul: Refere-se a
obrigações. Exemplo: "Uso obrigatório de EPIs", como capacetes em áreas
específicas. O desconhecimento e a não aplicação da NR 26 de forma correta
comprometem a segurança e o bem-estar nos ambientes, tornando os mesmos mais
vulneráveis a ocorrência de acidentes e riscos que poderiam ser evitados ou até
mesmo sanados com o uso adequado da sinalização de segurança. A conscientização
e o treinamento sobre essa norma são essenciais para criar um ambiente escolar
seguro e saudável. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma
análise, por meio da aplicação de uma pesquisa via form’s sobre o conhecimento da
comunidade escolar a respeito das diretrizes presentes na norma em questão. Com
base nos resultados, foram propostas medidas corretivas para que o ambiente se
enquadre nas obrigações presentes na norma estudada. Algumas medidas seriam:
sinalização eficaz em situações de incêndio, evacuação dos prédios, iluminação de
emergência, segurança em altura (guarda-corpo, peitoris, sacadas, escadas) e
treinamentos para conscientização da importância em conseguir fazer a leitura dessas
informações para minimizar possiveis acidentes. Tendo em vista a necessidade da
comunidade escolar ter conhecimento sobre a norma em questão foi discutido uma
possivél implementação de se ter na grade curricular das escolas (publicas,
municipais e particulares) a matéria que se trada não só da NR 26 mais sim da
Segurança e Saúde no Trabalho para assim termos futuros colaboradores e
empresários que saibam a importância da Segurança e Saúde no Trabalho e como
ela age na vida de todos nós. Regulatory Norm 26 establishes guidelines for identifying risks in the workplace, specifically regarding the use of safety colors for alert signaling and accident prevention, where each color symbolizes and indicates a situation: Red: Indicates prohibition or emergency. Example: "Emergency Exit" Yellow: Used for caution and precaution signaling. Example: "Caution, Wet Floor" Green: Represents safety. Example: "First Aid," indicating the location of kits Blue: Refers to obligations. Example: "Mandatory Use of PPE," such as helmets in specific areas. The lack of knowledge and incorrect application of NR 26 compromises safety and well-being in environments, making them more vulnerable to accidents and risks that could be avoided or mitigated through proper safety signaling. Awareness and training about this norm are essential for creating a safe and healthy school environment. The aim of this work was to conduct an analysis through a survey regarding the school community's knowledge about the guidelines present in the norm in question. Based on the results, corrective measures were proposed to ensure that the environment complies with the obligations outlined in the studied norm. Some measures would include effective signaling in fire situations, building evacuation, emergency lighting, safety at heights (guardrails, ledges, balconies, stairs), and training to raise awareness about the importance of understanding this information to minimize potential accidents. Considering the need for the school community to be aware of this norm, a possible implementation of a subject in the curriculum of schools (public, municipal, and private) was discussed, focusing not only on NR 26 but also on Workplace Safety and Health, to cultivate future employees and business owners who understand the importance of Safety and Health at Work and how it impacts all our lives. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29950 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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