Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29935
Título: Análise de corrosão em ligas aeronáuticas utilizadas em tanques de combustível
Autor(es): RODRIGUES, Isabelle Vitória Freitas
PEREIRA, Nícolas Nascimento de Sousa
ROSA, Thaís Caroline Macêdo
Orientador(es): BERNARDI, Heide Heloise
Outro(s) contribuidor(es): MUSSI, Renato Galvão da Silveira
REIS, Joares Lidovino dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Corrosão;Combustíveis
Data do documento: 3-Dez-2024
Editor: 146
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Isabelle Vitória Freitas; PEREIRA, Nícolas Nascimento de Sousa; ROSA, Thaís Caroline Macêdo da. Análise de corrosão em ligas aeronáuticas utilizadas em tanques de combustível. 44 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior em Projetos de Estruturas Aeronáuticas) - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos "Professor Jessen Vidal", São José dos Campos, 2024.
Resumo: O objetivo principal do estudo foi analisar o comportamento da corrosão em ligas de alumínio da série 2xxx, especialmente a 2024, submetidas a diferentes tratamentos térmicos e com CLAD (camada de alumínio puro), imersas em combustível JET-A, com base na norma ASTM G1-72. A corrosão em materiais metálicos, especialmente em tanques de combustível de aeronaves, é um problema sério, devido à presença de água no combustível, que favorece a corrosão. A corrosão, pode gerar falhas graves, como entupimento de filtros, danos às bombas de combustível e até falhas estruturais nas aeronaves. A pesquisa focou em investigar esse fenômeno em ligas aeronáuticas que possuem propriedades adequadas para o uso em estruturas de aviões, como leveza, resistência mecânica e resistência à corrosão. O estudo utilizou várias etapas experimentais, incluindo a preparação das amostras de ligas de alumínio, como corte, polimento e a criação de riscos nas amostras para simular danos no revestimento CLAD. As amostras foram então submetidas a ensaios de corrosão em combustível JET-A em duas condições: bruto e filtrado. Antes do ensaio de corrosão as amostras foram caracterizadas microestruturalmente e mecanicamente. Após diferentes períodos de imersão, foram realizadas análises da morfologia das superfícies corroídas usando Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), assim como determinação da taxa de corrosão e perda de massa. Os resultados indicaram variações significativas na corrosão dependendo do tipo de liga e das condições de exposição ao combustível. As ligas com tratamento CLAD mostraram melhor resistência à corrosão em comparação com aquelas sem a camada de proteção, especialmente nas amostras imersas em combustível filtrado. A análise de perda de massa e taxa de corrosão mostrou que a presença de tratamento superficial e a filtragem do combustível reduziram a progressão da corrosão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29935
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.