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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29935
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | BERNARDI, Heide Heloise | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Isabelle Vitória Freitas | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Nícolas Nascimento de Sousa | - |
dc.contributor.author | ROSA, Thaís Caroline Macêdo | - |
dc.contributor.other | MUSSI, Renato Galvão da Silveira | - |
dc.contributor.other | REIS, Joares Lidovino dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T18:31:58Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27T18:31:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Isabelle Vitória Freitas; PEREIRA, Nícolas Nascimento de Sousa; ROSA, Thaís Caroline Macêdo da. Análise de corrosão em ligas aeronáuticas utilizadas em tanques de combustível. 44 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior em Projetos de Estruturas Aeronáuticas) - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos "Professor Jessen Vidal", São José dos Campos, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29935 | - |
dc.description.abstract | O objetivo principal do estudo foi analisar o comportamento da corrosão em ligas de alumínio da série 2xxx, especialmente a 2024, submetidas a diferentes tratamentos térmicos e com CLAD (camada de alumínio puro), imersas em combustível JET-A, com base na norma ASTM G1-72. A corrosão em materiais metálicos, especialmente em tanques de combustível de aeronaves, é um problema sério, devido à presença de água no combustível, que favorece a corrosão. A corrosão, pode gerar falhas graves, como entupimento de filtros, danos às bombas de combustível e até falhas estruturais nas aeronaves. A pesquisa focou em investigar esse fenômeno em ligas aeronáuticas que possuem propriedades adequadas para o uso em estruturas de aviões, como leveza, resistência mecânica e resistência à corrosão. O estudo utilizou várias etapas experimentais, incluindo a preparação das amostras de ligas de alumínio, como corte, polimento e a criação de riscos nas amostras para simular danos no revestimento CLAD. As amostras foram então submetidas a ensaios de corrosão em combustível JET-A em duas condições: bruto e filtrado. Antes do ensaio de corrosão as amostras foram caracterizadas microestruturalmente e mecanicamente. Após diferentes períodos de imersão, foram realizadas análises da morfologia das superfícies corroídas usando Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), assim como determinação da taxa de corrosão e perda de massa. Os resultados indicaram variações significativas na corrosão dependendo do tipo de liga e das condições de exposição ao combustível. As ligas com tratamento CLAD mostraram melhor resistência à corrosão em comparação com aquelas sem a camada de proteção, especialmente nas amostras imersas em combustível filtrado. A análise de perda de massa e taxa de corrosão mostrou que a presença de tratamento superficial e a filtragem do combustível reduziram a progressão da corrosão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Projetos de Estruturas Aeronáuticas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 146 | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | pt_BR |
dc.title | Análise de corrosão em ligas aeronáuticas utilizadas em tanques de combustível | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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