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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29814
Título: | Lendas do Brasil - O jogo: Um jogo sobre o folclore brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | Legends of Brazil - The game: A game about Brazilian folklore |
Autor(es): | SILVA, Breno Gonçalves Simões da BERNADELLI, Fábio Gabriel Zirondi RODRIGUES, Gabriel SANTOS, Gustavo Afonso dos GONÇALVES, Gustavo Caruzo |
Orientador(es): | CUNHA, Amanda Carolina da |
Outro(s) contribuidor(es): | CUNHA, Amanda Carolina da PEREIRA, Ana Claudia Câmara ARTHUR, Priscila Aparecida |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos de computador;Jogos eletrônicos;Folclore;Cultura;Intercâmbio cultural |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Editor: | 103 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Breno Gonçalves Simões da et al. Lendas do Brasil – O Jogo: um jogo sobre o folclore brasileiro. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2023. 31 f. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o projeto "Lendas do Brasil - O Jogo", que tem como objetivo desenvolver um jogo eletrônico dedicado ao folclore brasileiro. A motivação para esse projeto reside na necessidade de preservar e compartilhar a rica cultura folclórica do Brasil com um público mais amplo, tanto nacional quanto internacional. O jogo proposto oferece uma oportunidade única para promover o intercâmbio cultural, a compreensão intercultural e a valorização da herança folclórica do Brasil. Busca também desconstruir estereótipos e apresentar personagens de forma autêntica e respeitosa. O desenvolvimento do jogo é baseado em metodologias que incluem uma revisão bibliográfica, elaboração de um questionário de viabilidade, tabulação de dados, criação de um protótipo e seleção de ferramentas apropriadas, como o motor de jogo Godot Engine, o editor de modelos Blockbench, softwares de edição de imagem como Adobe Photoshop e GIMP, e o software de edição de áudio Audacity. O jogo consiste em cinco fases, quatro delas inspiradas em lendas do folclore brasileiro, onde o jogador enfrenta desafios e inimigos relacionados às lendas. Cada fase concluída desbloqueia informações sobre as lendas. A quinta fase envolve uma batalha contra um chefe final que não faz parte do folclore, mas contribui para a narrativa do jogo. Em suma, este projeto visa unir entretenimento e educação, promovendo o conhecimento da cultura brasileira de forma envolvente, além de fomentar a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade. O jogo representa uma porta de entrada para a valorização e preservação da rica herança cultural do Brasil em um mundo cada vez mais globalizado. Palavras-chave: Jogo-eletrônico. Folclore-brasileiro. Cultura. Intercâmbio-cultural. Respeito-cultural. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29814 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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