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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29814
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | CUNHA, Amanda Carolina da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Breno Gonçalves Simões da | - |
dc.contributor.author | BERNADELLI, Fábio Gabriel Zirondi | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Gabriel | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Gustavo Afonso dos | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Gustavo Caruzo | - |
dc.contributor.other | CUNHA, Amanda Carolina da | - |
dc.contributor.other | PEREIRA, Ana Claudia Câmara | - |
dc.contributor.other | ARTHUR, Priscila Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T14:58:40Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T14:58:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Breno Gonçalves Simões da et al. Lendas do Brasil – O Jogo: um jogo sobre o folclore brasileiro. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2023. 31 f. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29814 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o projeto "Lendas do Brasil - O Jogo", que tem como objetivo desenvolver um jogo eletrônico dedicado ao folclore brasileiro. A motivação para esse projeto reside na necessidade de preservar e compartilhar a rica cultura folclórica do Brasil com um público mais amplo, tanto nacional quanto internacional. O jogo proposto oferece uma oportunidade única para promover o intercâmbio cultural, a compreensão intercultural e a valorização da herança folclórica do Brasil. Busca também desconstruir estereótipos e apresentar personagens de forma autêntica e respeitosa. O desenvolvimento do jogo é baseado em metodologias que incluem uma revisão bibliográfica, elaboração de um questionário de viabilidade, tabulação de dados, criação de um protótipo e seleção de ferramentas apropriadas, como o motor de jogo Godot Engine, o editor de modelos Blockbench, softwares de edição de imagem como Adobe Photoshop e GIMP, e o software de edição de áudio Audacity. O jogo consiste em cinco fases, quatro delas inspiradas em lendas do folclore brasileiro, onde o jogador enfrenta desafios e inimigos relacionados às lendas. Cada fase concluída desbloqueia informações sobre as lendas. A quinta fase envolve uma batalha contra um chefe final que não faz parte do folclore, mas contribui para a narrativa do jogo. Em suma, este projeto visa unir entretenimento e educação, promovendo o conhecimento da cultura brasileira de forma envolvente, além de fomentar a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade. O jogo representa uma porta de entrada para a valorização e preservação da rica herança cultural do Brasil em um mundo cada vez mais globalizado. Palavras-chave: Jogo-eletrônico. Folclore-brasileiro. Cultura. Intercâmbio-cultural. Respeito-cultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 103 | pt_BR |
dc.subject | Jogos de computador | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Folclore | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Lendas do Brasil - O jogo: Um jogo sobre o folclore brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Legends of Brazil - The game: A game about Brazilian folklore | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | Outros... | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Lendas do Brasil - Relatório Técnico.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
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