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dc.contributor.advisorCUNHA, Amanda Carolina da-
dc.contributor.authorSILVA, Breno Gonçalves Simões da-
dc.contributor.authorBERNADELLI, Fábio Gabriel Zirondi-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Gabriel-
dc.contributor.authorSANTOS, Gustavo Afonso dos-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Gustavo Caruzo-
dc.contributor.otherCUNHA, Amanda Carolina da-
dc.contributor.otherPEREIRA, Ana Claudia Câmara-
dc.contributor.otherARTHUR, Priscila Aparecida-
dc.date.accessioned2025-02-25T14:58:40Z-
dc.date.available2025-02-25T14:58:40Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Breno Gonçalves Simões da et al. Lendas do Brasil – O Jogo: um jogo sobre o folclore brasileiro. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2023. 31 f. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29814-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o projeto "Lendas do Brasil - O Jogo", que tem como objetivo desenvolver um jogo eletrônico dedicado ao folclore brasileiro. A motivação para esse projeto reside na necessidade de preservar e compartilhar a rica cultura folclórica do Brasil com um público mais amplo, tanto nacional quanto internacional. O jogo proposto oferece uma oportunidade única para promover o intercâmbio cultural, a compreensão intercultural e a valorização da herança folclórica do Brasil. Busca também desconstruir estereótipos e apresentar personagens de forma autêntica e respeitosa. O desenvolvimento do jogo é baseado em metodologias que incluem uma revisão bibliográfica, elaboração de um questionário de viabilidade, tabulação de dados, criação de um protótipo e seleção de ferramentas apropriadas, como o motor de jogo Godot Engine, o editor de modelos Blockbench, softwares de edição de imagem como Adobe Photoshop e GIMP, e o software de edição de áudio Audacity. O jogo consiste em cinco fases, quatro delas inspiradas em lendas do folclore brasileiro, onde o jogador enfrenta desafios e inimigos relacionados às lendas. Cada fase concluída desbloqueia informações sobre as lendas. A quinta fase envolve uma batalha contra um chefe final que não faz parte do folclore, mas contribui para a narrativa do jogo. Em suma, este projeto visa unir entretenimento e educação, promovendo o conhecimento da cultura brasileira de forma envolvente, além de fomentar a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade. O jogo representa uma porta de entrada para a valorização e preservação da rica herança cultural do Brasil em um mundo cada vez mais globalizado. Palavras-chave: Jogo-eletrônico. Folclore-brasileiro. Cultura. Intercâmbio-cultural. Respeito-cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher103pt_BR
dc.subjectJogos de computadorpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIntercâmbio culturalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleLendas do Brasil - O jogo: Um jogo sobre o folclore brasileiropt_BR
dc.title.alternativeLegends of Brazil - The game: A game about Brazilian folklorept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

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