Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29637
Title: Inova workz
Other Titles: Inova workz
Authors: GOUVÊA, Leonardo Andrade
SANTOS, Lucas Araújo
REIS, Nícolas Estevam dos
Advisor: GREGHI, Claudia Thomaz de Aquino
type of document: Artigo científico
Keywords: Geração Z;Comportamento;Recrutamento;Seleção;Competências
Issue Date: 28-Nov-2024
Publisher: 264
Citation: GOUVÊA, Leonardo Andrade; SANTOS, Lucas Araújo; REIS, Nícolas Estevam dos. Inova Workz, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual "Armando Pannunzio", Sorocaba, 2024.
Abstract: Dada a crescente demanda por competências técnicas e, principalmente, socioemocionais nos processos de recrutamento e seleção, o presente estudo analisa os desafios e oportunidades do comportamento da Geração Z no mercado de trabalho. Com o intuito de capacitar os alunos da Etec APAN (Etec Armando Pannunzio) para enfrentar os desafios organizacionais contemporâneos, foram aplicados questionários, desenvolvidos currículos e realizadas simulações de entrevistas de emprego. Essa abordagem permitiu que os alunos compreendessem a importância de se vestir adequadamente, comunicar-se de forma eficaz e manter uma postura respeitosa no ambiente organizacional. Embora apresentassem uma sólida gama de habilidades comportamentais e técnicas, identificou-se a necessidade de aprimorar competências como empatia, gestão do tempo e regulação emocional. Concluiu-se que o desenvolvimento dessas competências é essencial para a Geração Z, contribuindo para sua autoconfiança e preparação para o ambiente corporativo. Ademais, o estudo busca desmistificar o estigma associado a essa geração, destacando seu potencial profissional e a relevância de iniciativas educativas que promovam sua formação e desenvolvimento.
Given the increasing demand for technical and, primarily, socioemotional skills in recruitment and selection processes, the present study analyzes the challenges and opportunities of Generation Z's behavior in the labor market. Aimed at equipping students from Etec APAN (Etec Armando Pannunzio) to face contemporary organizational challenges, questionnaires were applied, curricula were developed, and job interview simulations were conducted. This approach allowed students to understand the importance of dressing appropriately, communicating effectively, and maintaining a respectful demeanor in the organizational environment. Although they demonstrated a solid range of behavioral and technical skills, the need to enhance competencies such as empathy, time management, and emotional regulation was identified. It was concluded that the development of these competencies is essential for Generation Z, contributing to their self-confidence and preparation for the corporate environment. Furthermore, the study seeks to demystify the stigma associated with this generation, highlighting their professional potential and the relevance of educational initiatives that promote their training and development.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29637
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.