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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29381
Título: | Uso de mapas conceituais como auxílio na modelagem de objetos de aprendizagem e sua integração com o moodle |
Título(s) alternativo(s): | Use of concept maps to aid in modeling learning objects and their integration with Moodle |
Autor(es): | OLIVEIRA, Saullo Haniell Galvão de |
Orientador(es): | PIVA JUNIOR, Dilermando |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Plataforma digital;Modelagem computacional |
Data do documento: | Dez-2009 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, Saullo Haniell Galvão de. Uso de mapas conceituais como auxílio na modelagem de objetos de aprendizagem e sua integração com o moodle, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009. |
Resumo: | O objetivo geral do trabalho foi aplicar tecnologias de transferência de dados em sistemas LMS, para permitir o uso de mapas conceituais na criação de cursos para o Moodle. Este objetivo foi buscado através da integração entre o software IHMC CmapTools e o LMS Moodle. Para realizar esta integração foi necessário definir regras para a criação dos mapas conceituais e exportar o arquivo no formato CXL, que é um formato derivado do XML. Tal exportação foi necessária na manipulação dos dados no curso do Moodle. Como uma das questões centrais foi utilizar os mapas conceituais, a bibliografia baseou-se na teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e Novak, o que exigiu também um estudo sobre objetos de aprendizagem já que foi utilizada uma plataforma digital para a aplicação dos cursos. Foi dissertado sobre a construção de mapas conceituais; a linguagem de marcação XML e sua ligação com os sistemas gerenciadores de bancos de dados; alguns sistemas para gerenciamento de cursos (LMS), onde foram levantadas as vantagens e desvantagens dos principais sistemas do mercado e entre eles foi escolhido o Moodle; e o uso de objetos de aprendizagem. Concluiu-se que o uso de tecnologias de transferência de dados, como o XML, facilitou a integração entre o CmapTools e o Moodle, não sendo necessário modificar nenhuma das aplicações. Com a API de desenvolvimento do Moodle, foi produzido um aplicativo, cujo funcionamento independe de SGBD, bastando que o SGBD escolhido seja suportado pelo Moodle. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29381 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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