Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29381
Título: Uso de mapas conceituais como auxílio na modelagem de objetos de aprendizagem e sua integração com o moodle
Título(s) alternativo(s): Use of concept maps to aid in modeling learning objects and their integration with Moodle
Autor(es): OLIVEIRA, Saullo Haniell Galvão de
Orientador(es): PIVA JUNIOR, Dilermando
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aprendizagem;Plataforma digital;Modelagem computacional
Data do documento: Dez-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Saullo Haniell Galvão de. Uso de mapas conceituais como auxílio na modelagem de objetos de aprendizagem e sua integração com o moodle, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi aplicar tecnologias de transferência de dados em sistemas LMS, para permitir o uso de mapas conceituais na criação de cursos para o Moodle. Este objetivo foi buscado através da integração entre o software IHMC CmapTools e o LMS Moodle. Para realizar esta integração foi necessário definir regras para a criação dos mapas conceituais e exportar o arquivo no formato CXL, que é um formato derivado do XML. Tal exportação foi necessária na manipulação dos dados no curso do Moodle. Como uma das questões centrais foi utilizar os mapas conceituais, a bibliografia baseou-se na teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e Novak, o que exigiu também um estudo sobre objetos de aprendizagem já que foi utilizada uma plataforma digital para a aplicação dos cursos. Foi dissertado sobre a construção de mapas conceituais; a linguagem de marcação XML e sua ligação com os sistemas gerenciadores de bancos de dados; alguns sistemas para gerenciamento de cursos (LMS), onde foram levantadas as vantagens e desvantagens dos principais sistemas do mercado e entre eles foi escolhido o Moodle; e o uso de objetos de aprendizagem. Concluiu-se que o uso de tecnologias de transferência de dados, como o XML, facilitou a integração entre o CmapTools e o Moodle, não sendo necessário modificar nenhuma das aplicações. Com a API de desenvolvimento do Moodle, foi produzido um aplicativo, cujo funcionamento independe de SGBD, bastando que o SGBD escolhido seja suportado pelo Moodle.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29381
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saullo Haniell Galvão de Oliveira.pdf
  Restricted Access
8.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.