Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPIVA JUNIOR, Dilermando-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Saullo Haniell Galvão de-
dc.date.accessioned2025-02-14T12:57:19Z-
dc.date.available2025-02-14T12:57:19Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Saullo Haniell Galvão de. Uso de mapas conceituais como auxílio na modelagem de objetos de aprendizagem e sua integração com o moodle, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29381-
dc.description.abstractO objetivo geral do trabalho foi aplicar tecnologias de transferência de dados em sistemas LMS, para permitir o uso de mapas conceituais na criação de cursos para o Moodle. Este objetivo foi buscado através da integração entre o software IHMC CmapTools e o LMS Moodle. Para realizar esta integração foi necessário definir regras para a criação dos mapas conceituais e exportar o arquivo no formato CXL, que é um formato derivado do XML. Tal exportação foi necessária na manipulação dos dados no curso do Moodle. Como uma das questões centrais foi utilizar os mapas conceituais, a bibliografia baseou-se na teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e Novak, o que exigiu também um estudo sobre objetos de aprendizagem já que foi utilizada uma plataforma digital para a aplicação dos cursos. Foi dissertado sobre a construção de mapas conceituais; a linguagem de marcação XML e sua ligação com os sistemas gerenciadores de bancos de dados; alguns sistemas para gerenciamento de cursos (LMS), onde foram levantadas as vantagens e desvantagens dos principais sistemas do mercado e entre eles foi escolhido o Moodle; e o uso de objetos de aprendizagem. Concluiu-se que o uso de tecnologias de transferência de dados, como o XML, facilitou a integração entre o CmapTools e o Moodle, não sendo necessário modificar nenhuma das aplicações. Com a API de desenvolvimento do Moodle, foi produzido um aplicativo, cujo funcionamento independe de SGBD, bastando que o SGBD escolhido seja suportado pelo Moodle.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Informáticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleUso de mapas conceituais como auxílio na modelagem de objetos de aprendizagem e sua integração com o moodlept_BR
dc.title.alternativeUse of concept maps to aid in modeling learning objects and their integration with Moodlept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saullo Haniell Galvão de Oliveira.pdf
  Restricted Access
8.05 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.