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Title: Humira
Other Titles: Humira
Authors: SANTANA, Júlia Queiroz de
CASIMIRO, Kauã Araújo
FERREIRA, Maria Vitória Palheiro Alves
BRAVO, Pedro Henrique Arruda
Advisor: AGUIAR, Alexandre
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos;Linguagem de programação;Planejamento;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 28-Nov-2024
Publisher: 207
Citation: SANTANA, Júlia Queiroz de et al. Humira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Programação de Jogos Digitais) - Escola Técnica Estadual Professor Adhemar Batista Heméritas, São Paulo, 2024.
Abstract: Muitos alunos de cursos de Jogos Digitais enfrentam dificuldades na criação e programação de jogos devido à falta de clareza sobre como iniciar o processo ou como se organizar, o que resulta em confusão, baixa produtividade e, frequentemente, desistência. Este trabalho propôs o desenvolvimento de um jogo digital desde a concepção do enredo até a criação de personagens, cenários e programação, com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão do processo de criação de jogos. Além disso, o trabalho buscou analisar as dificuldades mais comuns na criação de jogos, testar diferentes abordagens pedagógicas para o ensino de programação de jogos e apresentar soluções e propostas para melhorar o aprendizado dos estudantes. A metodologia foi aplicada com alunos do curso Técnico em Jogos Digitais, no ensino médio, da Etec Adhemar Batista Hémeritas.
Many students in Digital Games courses face difficulties in game creation and programming due to a lack of clarity on how to start the process or how to organize themselves, which results in confusion, low productivity, and often, dropout. This work proposed the development of a digital game, from the conception of the storyline to the creation of characters, environments, and programming, with the aim of helping students understand the game creation process. Additionally, the study sought to analyze the most common difficulties in game creation, test different pedagogical approaches for teaching game programming, and present solutions and proposals to improve student learning. The methodology was applied with students from the Technical Course in Digital Games at the Etec Adhemar Batista Hémeritas, in high school.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29276
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