Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29157
Título: | Estojo funcional |
Autor(es): | SILVA, Flávio Nascimento da SOUZA, Henrique de Jesus de CARDOSO, Mariana Georgel |
Orientador(es): | SIQUEIRA, Gonçalo |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Estudantes;Mesas;Ergonomia |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | 217 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Flávio Nascimento da; SOUZA, Henrique de Jesus de; CARDOSO, Mariana Georgel. Estojo funcional, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2022. |
Resumo: | Este projeto tem como finalidade apresentar um novo modelo de estojo escolar que possibilite sua fixação nas carteiras através de um grampo removível. Com o objetivo de atender, tanto estudantes do ensino médio e universitários, quanto pessoas que desempenham funções administrativas em escritórios ou até mesmo em suas casas, principalmente agora com o aumento do trabalho home office durante a pandemia. Espera-se com esta pesquisa eliminar a possibilidade que o estojo venha a cair no chão, graças ao seu sistema de fixação. Também é esperado que os alunos, principalmente universitários, possam ter melhor mobilidade para ter acesso aos seus estojos nas carteiras e, desta forma, garantir melhor ergonomia postural para todos. Com a metodologia de caráter exploratório a pesquisa teve como base um estudo de campo, onde perguntas foram feitas para diversas pessoas, em forma de questionário. Com a análise das respostas foram verificadas várias possibilidades que justificariam a criação deste estojo. Dentre as mais relevantes podemos citar que, em uma população de 74 pessoas, 77% responderam que possuem dificuldades em manter seus utensílios sobre as carteiras. Desta forma, após a confecção de dois protótipos, chegamos ao resultado esperado com o desenvolvimento de um estojo funcional que conseguiu suprir os principais índices negativos de nossas pesquisas. Logo, concluímos que o Estojo Funcional atende aos requisitos esperados, justificando sua fabricação e comercialização. This project aims to present a new model of school case that allows its attachment to desks through a removable clip. In order to serve both high school and university students, as well as people who perform administrative functions in offices or even in their homes, especially now with the increase in home office work during the pandemic. It is hoped that this research will eliminate the possibility that the case will fall on the floor, thanks to its fastening system. It is also expected that students, mainly university students, can have better mobility to have access to their cases in their desks and, in this way, guarantee better postural ergonomics for everyone. With an exploratory methodology, the research was based on a field study, where questions were asked to several people, in the form of a questionnaire. With the analysis of the answers, several possibilities were verified that would justify the creation of this kit. Among the most relevant we can mention that, in a population of 74 people, 77% answered that they have difficulties in keeping their utensils on their desks. In this way, after making two prototypes, we reached the expected result with the development of a functional case that managed to supply the main negative indices of our research. Therefore, we conclude that the Functional Case meets the expected requirements, justifying its manufacture and commercialization. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29157 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Binder2 - flavio henrique mariana.pdf Restricted Access | 24.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.