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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2911
Título: | Sugestão de roteiro para aplicação do programa TEACCH em jogos digitais |
Título(s) alternativo(s): | Suggestion of script for application of TEACCH program in digital games |
Autor(es): | MOLINA, Rodolpho Agizzio |
Orientador(es): | VENTURA, Acácia de Fátima |
Outro(s) contribuidor(es): | CRUZ, Benedito Aparecido ARANDA, Maria Cristina |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos;Educação;Informática;Transtorno do espectro autista |
Data do documento: | 25-Jun-2018 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | MOLINA, Rodolpho Agizzio. Sugestão de roteiro para aplicação do programa TEACCH em jogos digitais, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um material escrito para orientar desenvolvedores de jogos digitais acerca dos requisitos que um jogo digital precisaria para adequar-se às crianças com autismo. Para que o trabalho alcançasse seu propósito, foi realizada preliminarmente uma pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar aos leitores pontos importantes da psicologia sobre TEA (Transtorno do espectro autista), possibilitando a elaboração de hipóteses, em seguida, uma análise de alguns jogos digitais utilizados no Brasil e no exterior no tratamento de crianças com autismo; o intuito da pesquisa é revisar o conhecimento acerca do TEA, do TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children, tratamento e educação de crianças crianças autistas e deficientes comunicativos) e da psicologia comportamental, o da análise é de destacar os pontos fortes e fracos dos jogos digitais e, no caso dos usados no exterior, de examinar suas mecânicas com base no TEACCH e psicologia comportamental. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta a interação social, comunicação e aprendizado; apesar de ser um transtorno, cada vez mais, diagnosticado e conhecido pela sociedade civil, ainda não foi produzido nada ligando TEA e jogos digitais no Brasil. Ao final do trabalho, foi elaborado um roteiro fundamental para desenvolvedores atentarem-se a esta população. Roteiro que respondeu a pergunta-chave e que apontou a hipótese a como a correta. Este trabalho foi criado por haver uma ausência de jogos especializados para crianças autistas; normalmente, jogos assim, são desenvolvidos por estudantes em parceria com profissionais de psicologia, o que é muito difícil de ser feito no Brasil, sendo assim, este estudo serve como material para transmitir o conhecimento acerca do autismo para não psicólogos, e ainda traz recomendações importantes para desenvolvedores de jogos |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2911 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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