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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2911
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | VENTURA, Acácia de Fátima | pt.br |
dc.contributor.author | MOLINA, Rodolpho Agizzio | - |
dc.contributor.other | CRUZ, Benedito Aparecido | pt.br |
dc.contributor.other | ARANDA, Maria Cristina | pt.br |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T14:03:22Z | - |
dc.date.available | 2018-07-26T14:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
dc.identifier.citation | MOLINA, Rodolpho Agizzio. Sugestão de roteiro para aplicação do programa TEACCH em jogos digitais, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2911 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um material escrito para orientar desenvolvedores de jogos digitais acerca dos requisitos que um jogo digital precisaria para adequar-se às crianças com autismo. Para que o trabalho alcançasse seu propósito, foi realizada preliminarmente uma pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar aos leitores pontos importantes da psicologia sobre TEA (Transtorno do espectro autista), possibilitando a elaboração de hipóteses, em seguida, uma análise de alguns jogos digitais utilizados no Brasil e no exterior no tratamento de crianças com autismo; o intuito da pesquisa é revisar o conhecimento acerca do TEA, do TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children, tratamento e educação de crianças crianças autistas e deficientes comunicativos) e da psicologia comportamental, o da análise é de destacar os pontos fortes e fracos dos jogos digitais e, no caso dos usados no exterior, de examinar suas mecânicas com base no TEACCH e psicologia comportamental. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta a interação social, comunicação e aprendizado; apesar de ser um transtorno, cada vez mais, diagnosticado e conhecido pela sociedade civil, ainda não foi produzido nada ligando TEA e jogos digitais no Brasil. Ao final do trabalho, foi elaborado um roteiro fundamental para desenvolvedores atentarem-se a esta população. Roteiro que respondeu a pergunta-chave e que apontou a hipótese a como a correta. Este trabalho foi criado por haver uma ausência de jogos especializados para crianças autistas; normalmente, jogos assim, são desenvolvidos por estudantes em parceria com profissionais de psicologia, o que é muito difícil de ser feito no Brasil, sendo assim, este estudo serve como material para transmitir o conhecimento acerca do autismo para não psicólogos, e ainda traz recomendações importantes para desenvolvedores de jogos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | - |
dc.title | Sugestão de roteiro para aplicação do programa TEACCH em jogos digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Suggestion of script for application of TEACCH program in digital games | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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