Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29055
Title: FALSO GOURMET
Authors: SILVA, ISABELLA NASCIMENTO CAMPINA DA
CAVALCANTE, MELISSA SILVA DE OLIVEIRA
SANTOS, RICHARD QUEIROZ DE BARROS DOS
Advisor: Stringuetto, Anelise
Neves, Diego Silva
Other contributor: Katayose, Renê Etsuo
type of document: Artigo Científico
Keywords: Marketing (ferramentas)
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 191
Citation: Equipe do Significados. Gourmet. Disponível em: <https://www.significados.com.br/gourmet/> . Acesso em: 20 de Agosto de 2024. KATAYOSE, Renê. Análise de Ambiente. Disponível em: <https://www.renekatayose.com.br/g-3m-pm> . Acesso em: 12 de Agosto de 2024. GOULART, Loislane Delfino. AÇÕES MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS NA GOURMETIZAÇÃO DE HAMBURGUERIAS E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES. 2020. 25. Estratégias de Marketing. Centro Universitário UNIFACIG. MOURA, Fabiana. Saiba tudo sobre pão sourdough. Disponível em: <https://casaedecor.constancezahn.com/saiba-tudo-sobre-pao-sourdough/> . Acesso em 13 de Agosto de 2024. Papel Semente. O que é um produto artesanal? Processos e Importância. Disponível em: <https://papelsemente.com.br/blog/o-que-e-um-produto-artesanal/> . Acesso em 12 de Agosto de 2024
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o conceito de “falso gourmet” e identificar práticas de marketing que utilizam o termo “gourmet” de forma enganosa. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliográfica sobre marketing e o conceito gourmet, além de uma pesquisa de opinião com consumidores e entrevistas com empreendedores. Foram investigadas as expectativas dos consumidores em relação a produtos gourmet e o impacto das estratégias comerciais que usam o termo para agregar valor percebido, mesmo sem atender às características reais de um produto gourmet. A hipótese central sugere que o uso indevido do termo gourmet tem desvalorizado seu significado original, confundindo consumidores e criando uma demanda por produtos que prometem sofisticação sem necessariamente entregá-la. Os resultados mostram que a maioria dos consumidores vê o termo gourmet como utilizado de forma enganosa e prefere alternativas como “Premium” para descrever produtos de qualidade superior, porém não necessariamente refinados. Conclui-se que educar os empreendedores e propor termos alternativos podem ser soluções eficazes para mitigar o uso inadequado do termo gourmet.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29055
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3M - B - FalsoGourmet - Melissa-Richard-Isabella.pdf424.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.