Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2901
Title: Estudo sobre os aspectos que influenciam o comportamento do futuro consumidor do ensino superior: aplicação de pesquisa de campo em escolas de ensino médio na cidade de Americana/SP
Other Titles: Study on the aspects that influence the behavior of the future consumer of higher education: application of field research in secondary schools in the city of Americana / SP
Authors: RIBEIRO, Welinton José Diniz
Advisor: MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
Other contributor: MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
SANCHES, Paula da Fonte
type of document: Monografia
Keywords: Comportamento do consumidor;Educação superior
Issue Date: 25-Jun-2018
Publisher: 004
Abstract: Esta monografia tem como tema o Estudo do Comportamento do Consumidor do Ensino Superior. O comportamento do consumidor busca estudar os processos envolvidos na aquisição de produtos, serviços, ideias ou experiência por um indivíduo ou um grupo de indivíduos. Ao observar que o tema não é amplamente pesquisado na região optou-se por realizar um estudo que visa entender quais fatores mais influencia o comportamento dos alunos americanenses, que logo concluirão o ensino médio, na hora de escolher uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para alcançar o objetivo, foi realizado um levantamento teórico através dos principais autores de marketing no Brasil e complementou com artigos sobre o comportamento do consumidor educacional. Também foi realizada uma pesquisa de campo do cunho qualitativa e quantitativa através de um questionário com perguntas semiabertas e fechadas com 366 alunos seis escolas na cidade de Americana. Os resultados apontam que os alunos americanenses em sua maioria pretendem se candidatar a uma vaga de graduação, mas há um alto grau de incerteza sobre qual instituição se candidatar, e a grande maioria assume que desconhece as faculdades voltadas para seu perfil. Para assegurar a confiabilidade dessa pesquisa os resultados obtidos foram relacionados ao contexto do referencial teórico
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2901
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20181S_RIBEIROWelintonJoseDiniz_OD0370.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.