Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno dept.br
dc.contributor.authorRIBEIRO, Welinton José Diniz
dc.contributor.otherMOREIRA, Carlos Augusto Amaralpt.br
dc.contributor.otherSANCHES, Paula da Fontept.br
dc.date.accessioned2018-07-25T19:27:45Z
dc.date.available2018-07-25T19:27:45Z
dc.date.issued2018-06-25
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2901
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema o Estudo do Comportamento do Consumidor do Ensino Superior. O comportamento do consumidor busca estudar os processos envolvidos na aquisição de produtos, serviços, ideias ou experiência por um indivíduo ou um grupo de indivíduos. Ao observar que o tema não é amplamente pesquisado na região optou-se por realizar um estudo que visa entender quais fatores mais influencia o comportamento dos alunos americanenses, que logo concluirão o ensino médio, na hora de escolher uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para alcançar o objetivo, foi realizado um levantamento teórico através dos principais autores de marketing no Brasil e complementou com artigos sobre o comportamento do consumidor educacional. Também foi realizada uma pesquisa de campo do cunho qualitativa e quantitativa através de um questionário com perguntas semiabertas e fechadas com 366 alunos seis escolas na cidade de Americana. Os resultados apontam que os alunos americanenses em sua maioria pretendem se candidatar a uma vaga de graduação, mas há um alto grau de incerteza sobre qual instituição se candidatar, e a grande maioria assume que desconhece as faculdades voltadas para seu perfil. Para assegurar a confiabilidade dessa pesquisa os resultados obtidos foram relacionados ao contexto do referencial teóricopt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleEstudo sobre os aspectos que influenciam o comportamento do futuro consumidor do ensino superior: aplicação de pesquisa de campo em escolas de ensino médio na cidade de Americana/SPpt_BR
dc.title.alternativeStudy on the aspects that influence the behavior of the future consumer of higher education: application of field research in secondary schools in the city of Americana / SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20181S_RIBEIROWelintonJoseDiniz_OD0370.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.