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Title: A comunicação organizacional da liderança como ferramenta de planejamento estratégico em uma microempresa
Other Titles: Organizational leadership communication as a strategic planning tool in a micro-enterprise
Authors: SANTOS, Ana Julia Lucena dos
BORGES, Bhrena Martoneto
Advisor: BOLIN, Jaqueline Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação na administração;Comunicação organizacional;Liderança;Planejamento estratégico
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 182
Citation: SANTOS, Ana Julia Lucena dos; BORGES, Bhrena Martoneto. A comunicação organizacional da liderança como ferramenta de planejamento estratégico em uma microempresa. 2021. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Abstract: A comunicação é inerente ao ser e às instituições. Dessa maneira, vê-se que em maior ou menor grau ela influencia no sucesso de uma empresa, principalmente, quando faz parte do planejamento estratégico sendo uma ferramenta empregada enfaticamente pelo líder. Nesse ínterim, o presente trabalho de pesquisa, objetiva analisar a importância da comunicação da liderança, o que se justifica por essa ser um dos fatores que, quando bem executada, pode ajudar o líder no sucesso de seu planejamento. Para tanto, emprega-se uma metodologia de pesquisa qualitativa de base exploratória, Assim, observa-se no contexto analisado, que é um escritório de advocacia da cidade de Catanduva, que uma comunicação bem alinhada pode contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, como também a falta dela pode dificultar e desmotivar a rotina dos colaboradores.
Communication is inherent to being and institutions. Thus, it is seen that, to a greater or lesser degree, it influences the success of a company, especially when it is part of strategic planning, being a tool emphatically employed by the leader. In the meantime, this research work aims to analyze the importance of leadership communication, which is justified by the fact that this is one of the factors that, when properly executed, can help the leader in the success of his planning. Therefore, a qualitative exploratory research methodology is used. Thus, it is observed in the context analyzed, which is a law firm in the city of Catanduva, that a well-aligned communication can contribute to achieving the company's goals, as well as the lack of it can hinder and discourage employees' routine.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28901
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