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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28793
Título: | Questione - plataforma de questionários com gamificação. |
Autor(es): | SILVA, Maria Eduarda Gonçalves da LEITE, Mariana Alice Pires MENDES, Nicoly Cristina Albuquerque Pontes SILVA, Thomas Paim da |
Orientador(es): | ALMEIDA NETO, Ari Teixeira |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inovações tecnológicas;Desenvolvimento de software |
Data do documento: | 27-Nov-2024 |
Editor: | 261 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Maria Eduarda Gonçalves da; LEITE, Mariana Alice Pires; MENDES, Nicoly Cristina Albuquerque Pontes; SILVA, Thomas Paim da. Questione - plataforma de questionários com gamificação, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Informática para Internet) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma plataforma de criação de
questionários gamificados, denominada "Questione", com o intuito de tornar os
testes mais dinâmicos, atrativos e envolventes para os entrevistados, incentivando
maior engajamento e interatividade. O projeto foi estruturado em três etapas
principais: uma revisão bibliográfica que explorou o uso de gamificação como
ferramenta para aumentar o engajamento em questionários, destacando estudos
que demonstram sua eficácia em diferentes contextos; a construção da plataforma
utilizando tecnologias como HTML5, CSS3 e JavaScript, para criar uma interface
intuitiva, responsiva e funcional; e, por fim, a avaliação da plataforma durante a
Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS) em 2024. Durante o evento, a
plataforma foi amplamente testada por diversos participantes, incluindo estudantes
e profissionais, que forneceram feedback sobre suas funcionalidades e a
experiência de uso. Os resultados evidenciaram uma aceitação positiva,
destacando o grande potencial da plataforma para melhorar a participação em
pesquisas online e ambientes educacionais.
Palavras-chave: gamificação, questionários, usabilidade, desenvolvimento web,
FETEPS 2024. ABSTRACT This research aims to develop a platform for creating gamified questionnaires, called "Questione", with the aim of making tests more dynamic, attractive and engaging for respondents, encouraging greater engagement and interactivity. The project was structured in three main stages: a literature review that explored the use of gamification as a tool to increase engagement in questionnaires, highlighting studies that demonstrate its effectiveness in different contexts; building the platform using technologies such as HTML5, CSS3 and JavaScript, to create an intuitive, responsive and functional interface; and, finally, the evaluation of the platform during the Centro Paula Souza Technology Fair (FETEPS) in 2024. During the event, the platform was extensively tested by several participants, including students and professionals, who provided feedback on its functionalities and the experience of use. The results showed an positive acceptance, highlighting the platform's great potential to improve participation in online research and educational environments. Keywords: gamification, quizzes, usability, web development, FETEPS 2024. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28793 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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