Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28751
Title: Educação financeira 4.0: gamificação educativa para inteligências futuras
Other Titles: Financial education 4.0: educational gamification for future intelligences
Authors: DINIZ, Daniel Cardoso
NASCIMENTO, Eduardo
OLIVEIRA, Maria Eliza C.
PACHECO, Pyetra D.
Advisor: BARBOSA, Adriano Oliveira
type of document: Artigo Científico
Keywords: Escola pública;Educação financeira;Inteligência artificial
Issue Date: 28-Dec-2024
Publisher: 238
Citation: DINIZ, Daniel Cardoso; NASCIMENTO, Eduardo; OLIVEIRA, Maria Eliza C.; PACHECO, Pyetra D. Educação fianceira 4.0: gamificação educativa para inteligência futuras, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em administração) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2024.
Abstract: O presente trabalho se propõe a contribuir para o aprimoramento da educação financeira nas escolas públicas através da combinação de um software com uma inteligência artificial e propostas de metodologias de aprendizagens. Além disso, destaca-se o uso da gamificação como uma estratégia envolvente para potencializar a assimilação dos conceitos financeiros pelos estudantes. Pretende-se com esta iniciativa, capacitar os professores a ministrarem as aulas do componente e a orientar os estudantes a desenvolverem as habilidades necessárias para navegar e compreender a complexidade do mundo financeiro, incentivando-os a tomar decisões financeiras responsáveis e a alcançar estabilidade financeira a longo prazo. Por intermédio de pesquisas e levantamentos de dados, foi possível identificar as necessidades e deficiências que podem ser aperfeiçoadas dentro da implementação da disciplina de Educação Financeira nas escolas públicas com a inclusão de tecnologias interativas e suporte da inteligência artificial no processo de aprendizagem que permitam que os estudantes apliquem os conceitos aprendidos em cenários da vida real. Dessa forma, considera-se que o trabalho desenvolvido representa um avanço significativo dos recursos educacionais em aprendizagem financeira, com potencial para impactar positivamente a habilidade financeira dos estudantes, promovendo a construção de uma sociedade financeiramente autônoma e responsável.
This work aims to contribute to the improvement of financial education in public schools through the combination of software with artificial intelligence and proposals for learning methodologies. Furthermore, the use of gamification stands out as an engaging strategy to enhance the assimilation of financial concepts by students. The aim of this initiative is to enable teachers to teach the component classes and guide students to develop the skills necessary to navigate and understand the complexity of the financial world, encouraging them to make responsible financial decisions and achieve financial stability at a long term. Through research and data collection, it was possible to identify the needs and deficiencies that can be improved within the implementation of the Financial Education discipline in public schools with the inclusion of interactive technologies and artificial intelligence support in the learning process that allow students to students apply the concepts learned in real-life scenarios. Therefore, it is considered that the work developed represents a significant advance in educational resources in financial learning, with the potential to positively impact students' financial skills, promoting the construction of a financially autonomous and responsible society.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28751
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação financeira 4.0 - Gamificação Educativa Para.pdf3.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.