Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28723
Título: | Um estudo de aplicações de business intelligence em empresas |
Título(s) alternativo(s): | A study of business intelligence applications in companies |
Autor(es): | PEREIRA, Isabela Tuane POZZI, Júlio Ferraz |
Orientador(es): | ARAÚJO, Liriane Soares de |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Negócios;Evolução tecnológica |
Data do documento: | Dez-2021 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | PEREIRA, Isabela Tuane; POZZI, Júlio Ferraz. Um estudo de aplicações de business intelligence em empresas. Orientadora: Liriane Soares de Araújo. 2021. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021. |
Resumo: | Com o fortalecimento do uso da tecnologia nas empresas, muitas organizações começaram a
fazer investimentos em plataformas digitais para analisar informações e fornecer capacidade
de realizar análises assertivas, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente. Diante
deste cenário, obteve-se o surgimento do conceito de Business Intelligence (BI) para coleta,
coordenação, análise e monitoramento de informações para tomada de decisões, maximizando
os lucros e as oportunidades. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em apresentar
um estudo sobre os impactos, benefícios e desafios que algumas organizações podem enfrentar
na utilização de ferramentas de BI como estratégia de vantagem competitiva, apresentando
também os principais conceitos de BI e também suas principais ferramentas. A metodologia
de pesquisa utilizada envolve revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e levantamento
de cases na área de saúde e setor automotivo. Espera-se auxiliar empresas na utilização de
ferramentas de BI, popularizando os conceitos e facilitando o processo de implantação. With the strengthening of technology use in business, many organizations started to invest in digital platforms to analyze information and carry out assertive analysis, making the decisionmaking process more efficient. In view of this scenario, the concept of Business Intelligence (BI) emerged for information collection, coordination, analysis and monitoring as well as decision-making, maximizing profits and opportunities. Therefore, the objective of this research is to present the study about impacts, benefits, and challenges that some organizations may face using BI tools as a competitive advantage strategy. We also present the main BI concepts and its main tools. The research methodology used involves a literature review with a qualitative approach and case studies. It is expected to help companies use BI tools, popularizing its concepts and facilitating implementation process. |
Descrição: | Artigo publicado na revista Interface Tecnológica ARAÚJO, L. S.; POZZI, J. F.; PEREIRA, I. T. Um estudo de aplicações de business intelligence em empresas. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 18, n. 2, p. 78–90, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1202. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1202. Acesso em: 3 fev. 2025. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28723 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestao_tecnologia_informacao_2021_2_isabela_tuane_pereira_um_estudo_de_aplicacoes_de_business_intelligence_em_empresas.pdf | 307.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.