Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorARAÚJO, Liriane Soares de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Isabela Tuane-
dc.contributor.authorPOZZI, Júlio Ferraz-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:46:39Z-
dc.date.available2025-02-03T16:46:39Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Isabela Tuane; POZZI, Júlio Ferraz. Um estudo de aplicações de business intelligence em empresas. Orientadora: Liriane Soares de Araújo. 2021. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28723-
dc.descriptionArtigo publicado na revista Interface Tecnológica ARAÚJO, L. S.; POZZI, J. F.; PEREIRA, I. T. Um estudo de aplicações de business intelligence em empresas. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 18, n. 2, p. 78–90, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1202. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1202. Acesso em: 3 fev. 2025.pt_BR
dc.description.abstractCom o fortalecimento do uso da tecnologia nas empresas, muitas organizações começaram a fazer investimentos em plataformas digitais para analisar informações e fornecer capacidade de realizar análises assertivas, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente. Diante deste cenário, obteve-se o surgimento do conceito de Business Intelligence (BI) para coleta, coordenação, análise e monitoramento de informações para tomada de decisões, maximizando os lucros e as oportunidades. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em apresentar um estudo sobre os impactos, benefícios e desafios que algumas organizações podem enfrentar na utilização de ferramentas de BI como estratégia de vantagem competitiva, apresentando também os principais conceitos de BI e também suas principais ferramentas. A metodologia de pesquisa utilizada envolve revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e levantamento de cases na área de saúde e setor automotivo. Espera-se auxiliar empresas na utilização de ferramentas de BI, popularizando os conceitos e facilitando o processo de implantação.pt_BR
dc.description.abstractWith the strengthening of technology use in business, many organizations started to invest in digital platforms to analyze information and carry out assertive analysis, making the decisionmaking process more efficient. In view of this scenario, the concept of Business Intelligence (BI) emerged for information collection, coordination, analysis and monitoring as well as decision-making, maximizing profits and opportunities. Therefore, the objective of this research is to present the study about impacts, benefits, and challenges that some organizations may face using BI tools as a competitive advantage strategy. We also present the main BI concepts and its main tools. The research methodology used involves a literature review with a qualitative approach and case studies. It is expected to help companies use BI tools, popularizing its concepts and facilitating implementation process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectEvolução tecnológicapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleUm estudo de aplicações de business intelligence em empresaspt_BR
dc.title.alternativeA study of business intelligence applications in companiespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.