Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28722
Título: Realidade virtual na aprendizagem de inglês: um mapeamento de novas tecnologias
Título(s) alternativo(s): Virtual reality in english learning: a mapping of new technologies
Autor(es): LEAL, João Victor
COSTA, Eduardo Godoy
Orientador(es): FRESCHI, Ana Carolina
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Realidade virtual;Língua inglesa
Data do documento: Dez-2021
Editor: 182
Referência Bibliográfica: LEAL, João Victor; COSTA, Eduardo Godoy. Realidade virtual na aprendizagem de inglês: um mapeamento de novas tecnologias. Orientadora: Ana Carolina Freschi. 2021. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Resumo: A realidade virtual é uma interface avançada do usuário, executada por computador ou por outro aparelho, que proporciona visualização, movimentação e interação do usuário, em tempo real, em um ambiente tridimensional. O aplicativo VirtualSpeech é uma evidência de que já existem tecnologias que utilizam a realidade virtual para a aprendizagem. O objetivo deste trabalho, que é pautado em uma pesquisa bibliográfica exploratória, é mapear estudos sobre a realidade virtual, mais especificamente, suas principais tecnologias e aplicações relacionadas à aprendizagem da língua inglesa. Esta pesquisa se justifica pelo crescimento da realidade virtual como produto em diversas áreas, apresentando-se como uma alternativa disruptiva que pode quebrar barreiras no cenário da aprendizagem dessa língua estrangeira no país. Na análise, encontramos alguns aplicativos que já utilizam a tecnologia na aprendizagem não apenas do inglês, mas também de outras línguas e de outros conteúdos que podem ser usados para a língua em questão. Dessa maneira, discute-se como a realidade virtual pode ser utilizada para esse fim.
Virtual reality is an advanced user interface, executed by a computer or other device, that provides real-time visualization, movement, and user interaction in a three-dimensional environment. VirtualSpeech is evidence that there are technologies that apply virtual reality for learning. The objective of this work, which is based on exploratory bibliographic research, is to map studies about virtual reality, specifically its main technologies and applications related to English language learning. This research is justified by the growth of virtual reality as a product in several areas, presenting itself as a disruptive alternative that may break barriers in the foreign language learning scenario in the country. In the analysis, we found some applications that already use technology in learning, not only of English, but also other of languages and contents. In this way, we discuss how virtual reality can be used for this purpose.
Descrição: Artigo publicado na revista Interface Tecnológica LEAL, J. V.; COSTA, E. G.; FRESCHI, A. C. Realidade virtual na aprendizagem de inglês: um mapeamento de novas tecnologias. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 18, n. 2, p. 157–169, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1255. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1255. Acesso em: 3 fev. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28722
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_tecnologia_informacao_2021_2_joao_victor_leal_realidade_virtual_na_aprendizagem_de_ingles.pdf218.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.