Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRESCHI, Ana Carolina-
dc.contributor.authorLEAL, João Victor-
dc.contributor.authorCOSTA, Eduardo Godoy-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:33:32Z-
dc.date.available2025-02-03T16:33:32Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationLEAL, João Victor; COSTA, Eduardo Godoy. Realidade virtual na aprendizagem de inglês: um mapeamento de novas tecnologias. Orientadora: Ana Carolina Freschi. 2021. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28722-
dc.descriptionArtigo publicado na revista Interface Tecnológica LEAL, J. V.; COSTA, E. G.; FRESCHI, A. C. Realidade virtual na aprendizagem de inglês: um mapeamento de novas tecnologias. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 18, n. 2, p. 157–169, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1255. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1255. Acesso em: 3 fev. 2025.pt_BR
dc.description.abstractA realidade virtual é uma interface avançada do usuário, executada por computador ou por outro aparelho, que proporciona visualização, movimentação e interação do usuário, em tempo real, em um ambiente tridimensional. O aplicativo VirtualSpeech é uma evidência de que já existem tecnologias que utilizam a realidade virtual para a aprendizagem. O objetivo deste trabalho, que é pautado em uma pesquisa bibliográfica exploratória, é mapear estudos sobre a realidade virtual, mais especificamente, suas principais tecnologias e aplicações relacionadas à aprendizagem da língua inglesa. Esta pesquisa se justifica pelo crescimento da realidade virtual como produto em diversas áreas, apresentando-se como uma alternativa disruptiva que pode quebrar barreiras no cenário da aprendizagem dessa língua estrangeira no país. Na análise, encontramos alguns aplicativos que já utilizam a tecnologia na aprendizagem não apenas do inglês, mas também de outras línguas e de outros conteúdos que podem ser usados para a língua em questão. Dessa maneira, discute-se como a realidade virtual pode ser utilizada para esse fim.pt_BR
dc.description.abstractVirtual reality is an advanced user interface, executed by a computer or other device, that provides real-time visualization, movement, and user interaction in a three-dimensional environment. VirtualSpeech is evidence that there are technologies that apply virtual reality for learning. The objective of this work, which is based on exploratory bibliographic research, is to map studies about virtual reality, specifically its main technologies and applications related to English language learning. This research is justified by the growth of virtual reality as a product in several areas, presenting itself as a disruptive alternative that may break barriers in the foreign language learning scenario in the country. In the analysis, we found some applications that already use technology in learning, not only of English, but also other of languages and contents. In this way, we discuss how virtual reality can be used for this purpose.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleRealidade virtual na aprendizagem de inglês: um mapeamento de novas tecnologiaspt_BR
dc.title.alternativeVirtual reality in english learning: a mapping of new technologiespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.