Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28578
Título: Poder econômico e ascensão da língua: a China e o mandarim
Título(s) alternativo(s): Economic power and the rise of language: China and Mandarin
Autor(es): CHAN, Rosana Wong
Orientador(es): BARÇANTE, Magali
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Linguística;Cultura;Comunicação
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CHAN, Rosana Wong. Poder econômico e ascensão da língua: a China e o mandarim, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: A globalização possibilitou o intercâmbio comercial entre países do mundo inteiro. E para que os países de diferentes idiomas pudessem se comunicar e fazer negócios foi necessário utilizar uma língua global. A história tem mostrado que a ascensão de uma língua está intimamente ligada ao poder econômico, político e tecnológico de um país, como é caso dos Estados Unidos. O surgimento da China como segunda potência mundial nos leva a pressupor, inicialmente, que a expansão capitalista chinesa se faria acompanhar pelo mandarim. Desta forma, o objetivo deste trabalho monográfico é estudar a relação entre o desenvolvimento da economia chinesa e a tendência da língua estrangeira mandarim acompanhar esse desenvolvimento em termos de se tornar uma língua global. Para isso foi aplicado um questionário envolvendo profissionais que atuam em empresas de Comércio Exterior e agências de emprego, ambos da Região Metropolitana de Campinas. Utilizamos também site de busca de emprego. Inicialmente foi apresentado o processo de difusão da língua inglesa. Foi ainda explanado sobre o poder econômico dos Estados Unidos e ascensão do inglês e o uso deste idioma na China. No segundo capítulo foi abordada a expansão econômica chinesa, as relações bilaterais entre a China e o Brasil, as diferenças culturais que interferem no momento da negociação desses dois países e a importância do mandarim. No terceiro e último capítulo foi apresentada a análise dos dados obtidos da pesquisa de campo. Concluímos com este trabalho que, nesse momento, a principal língua utilizada no Comércio Exterior ainda é o inglês. Apesar de o mandarim ser pouco solicitado pelas empresas, o conhecimento deste idioma pode trazer vantagens para o mercado de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28578
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Wong Chan 20062134.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.