Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28564
Título: A infraestrutura portuária brasileira: uma análise do porto de Santos
Título(s) alternativo(s): Brazilian port infrastructure: an analysis of the port of Santos
Autor(es): FERREIRA, Nádia Leite
Orientador(es): CALABREZI, Sandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Portos;Infraestrutura;Dragagem marítima
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Nádia Leite. A infraestrutura portuária brasileira: uma análise do porto de Santos, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: A eficiência dos portos e o desenvolvimento econômico do país estão extremamente relacionados. O aumento da eficiência reduz os custos e melhora o nível dos serviços portuários. Para que o Sistema Portuário Brasileiro passe a contribuir como um indutor do fortalecimento do comércio exterior, é fundamental criar condições para o desenvolvimento sustentado da infraestrutura aquaviária e terrestre nos portos. O objetivo do presente trabalho é apresentar a situação do sistema portuário brasileiro, focando no porto de Santos, analisando seus entraves e deficiências, afim que compará-lo com portos europeus e citar ações necessárias ao seu desenvolvimento. Foi adotada neste trabalho a pesquisa do tipo descritiva, pois visa esclarecer os fatores necessários para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro; a qualitativa, pois requer a interpretação e atribuição de significados no processo de pesquisa, requerendo o uso de métodos e técnicas estatísticas, como tabelas, gráficos e mapas, e a pesquisa bibliográfica, pois utilizou-se de literatura especializada. O resultado deste trabalho foi uma análise dos principais entraves no sistema portuário brasileiro, analisando sua infraestrutura e situação. Conclui-se que a falta de investimentos na infraestrutura, como a falta de dragagem regular e a precariedade dos acessos terrestres, rodoviários e ferroviários, estão atrasando o desenvolvimento do setor portuário, e que com incentivos da iniciativa privada, esse quadro pode ser alterado e competir com portos europeus.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28564
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nádia Leite Ferreira 20062129.pdf
  Restricted Access
12.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.