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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28564
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | CALABREZI, Sandro | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Nádia Leite | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T11:48:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30T11:48:51Z | - |
dc.date.issued | 2010-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Nádia Leite. A infraestrutura portuária brasileira: uma análise do porto de Santos, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28564 | - |
dc.description.abstract | A eficiência dos portos e o desenvolvimento econômico do país estão extremamente relacionados. O aumento da eficiência reduz os custos e melhora o nível dos serviços portuários. Para que o Sistema Portuário Brasileiro passe a contribuir como um indutor do fortalecimento do comércio exterior, é fundamental criar condições para o desenvolvimento sustentado da infraestrutura aquaviária e terrestre nos portos. O objetivo do presente trabalho é apresentar a situação do sistema portuário brasileiro, focando no porto de Santos, analisando seus entraves e deficiências, afim que compará-lo com portos europeus e citar ações necessárias ao seu desenvolvimento. Foi adotada neste trabalho a pesquisa do tipo descritiva, pois visa esclarecer os fatores necessários para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro; a qualitativa, pois requer a interpretação e atribuição de significados no processo de pesquisa, requerendo o uso de métodos e técnicas estatísticas, como tabelas, gráficos e mapas, e a pesquisa bibliográfica, pois utilizou-se de literatura especializada. O resultado deste trabalho foi uma análise dos principais entraves no sistema portuário brasileiro, analisando sua infraestrutura e situação. Conclui-se que a falta de investimentos na infraestrutura, como a falta de dragagem regular e a precariedade dos acessos terrestres, rodoviários e ferroviários, estão atrasando o desenvolvimento do setor portuário, e que com incentivos da iniciativa privada, esse quadro pode ser alterado e competir com portos europeus. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Portos | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Dragagem marítima | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A infraestrutura portuária brasileira: uma análise do porto de Santos | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian port infrastructure: an analysis of the port of Santos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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