Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28551
Título: Aspectos relacionados à implantação do selo comércio justo para o café: estudo de caso em uma propriedade rural da cidade de Indaiatuba
Título(s) alternativo(s): Aspects related to the implementation of the fair trade seal for coffee: case study on a rural property in the city of Indaiatuba
Autor(es): SANTOS, Letícia Aparecida dos
Orientador(es): MEDEIROS, Gerson Araújo de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sustentabilidade;Impactos ambientais;Café
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SANTOS, Letícia Aparecida dos. Aspectos relacionados à implantação do selo comércio justo para o café: estudo de caso em uma propriedade rural da cidade de Indaiatuba, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: A crescente preocupação da sociedade com os impactos ambientais e sociais das atividades do homem tem levado ao setor produtivo a incorporar, como estratégia competitiva, aspectos relacionados à responsabilidade sócio-ambiental para a diferenciação dos seus produtos e serviços gerados. Nesse aspecto, ganha evidência e visibilidade as certificações, selos verdes e rotulagem ambiental e outros mecanismos que demonstrem ao público consumidor os cuidados com os diversos aspectos relacionados ao meio produtivo, sejam sociais, econômicos ou ambientais. Nesse contexto, insere-se a presente proposta que tem por objetivo realizar um estudo de caso em uma propriedade rural familiar no município de Indaiatuba, como forma de avaliar a viabilidade de implantação do selo Fair Trade (Comércio Justo) em sua produção de café, pois essa certificação está diretamente ligada à responsabilidade sócio-ambiental em seu processo produtivo, visando minimizar impactos ambientais e sociais a comunidade local. Para a presente análise, foram realizadas pesquisas bibliográficas, visita ao Sítio São José e entrevista com uma das proprietárias do mesmo para o levantamento de informações sobre a gestão do negócio e o processo produtivo do empreendimento agrícola. Com base nas informações levantadas na pesquisa de campo, pôde-se visualizar que o rendimento financeiro obtido pela produção de café, sem a certificação Fair Trade, é maior do que aquele obtido com produtos certificados. Além disso, este selo traria custos para sua implantação e depois também para a manutenção do processo produtivo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28551
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Ap. dos Santos 20072120.pdf
  Restricted Access
1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.