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dc.contributor.advisorMEDEIROS, Gerson Araújo de-
dc.contributor.authorSANTOS, Letícia Aparecida dos-
dc.date.accessioned2025-01-30T11:24:15Z-
dc.date.available2025-01-30T11:24:15Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia Aparecida dos. Aspectos relacionados à implantação do selo comércio justo para o café: estudo de caso em uma propriedade rural da cidade de Indaiatuba, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28551-
dc.description.abstractA crescente preocupação da sociedade com os impactos ambientais e sociais das atividades do homem tem levado ao setor produtivo a incorporar, como estratégia competitiva, aspectos relacionados à responsabilidade sócio-ambiental para a diferenciação dos seus produtos e serviços gerados. Nesse aspecto, ganha evidência e visibilidade as certificações, selos verdes e rotulagem ambiental e outros mecanismos que demonstrem ao público consumidor os cuidados com os diversos aspectos relacionados ao meio produtivo, sejam sociais, econômicos ou ambientais. Nesse contexto, insere-se a presente proposta que tem por objetivo realizar um estudo de caso em uma propriedade rural familiar no município de Indaiatuba, como forma de avaliar a viabilidade de implantação do selo Fair Trade (Comércio Justo) em sua produção de café, pois essa certificação está diretamente ligada à responsabilidade sócio-ambiental em seu processo produtivo, visando minimizar impactos ambientais e sociais a comunidade local. Para a presente análise, foram realizadas pesquisas bibliográficas, visita ao Sítio São José e entrevista com uma das proprietárias do mesmo para o levantamento de informações sobre a gestão do negócio e o processo produtivo do empreendimento agrícola. Com base nas informações levantadas na pesquisa de campo, pôde-se visualizar que o rendimento financeiro obtido pela produção de café, sem a certificação Fair Trade, é maior do que aquele obtido com produtos certificados. Além disso, este selo traria custos para sua implantação e depois também para a manutenção do processo produtivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectCafépt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAspectos relacionados à implantação do selo comércio justo para o café: estudo de caso em uma propriedade rural da cidade de Indaiatubapt_BR
dc.title.alternativeAspects related to the implementation of the fair trade seal for coffee: case study on a rural property in the city of Indaiatubapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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