Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28549
Título: O espaço do espanhol na área de comércio exterior
Título(s) alternativo(s): The space of Spanish in the area of ​​foreign trade
Autor(es): CARDOSO, Kátia
Orientador(es): CARVALHO, Luciana de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio exterior;Língua espanhola
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CARDOSO, Kátia. O espaço do espanhol na área de comércio exterior, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi abrir uma discussão sobre o espaço do espanhol na área de Comércio Exterior, tendo em vista o MERCOSUL, considerado um dos principais blocos econômicos da atualidade. O suporte teórico metodológico baseou-se em ideias de autores da área linguística, administrativa e de comércio exterior. Para análise de dados estatísticos, foram utilizados sites do governo, como Ministério do Desenvolvimento Indústria, e Comércio Exterior. Com base na fundamentação teórica observou-se que o espanhol é a segunda língua utilizada no comércio internacional e a terceira língua de diplomacia, política e cultura. Foi verificado que a expansão desse idioma ocorreu por diversos fatores, dentre os quais destacamos – o forte poder econômico da Espanha e a implantação do MERCOSUL. Com base nos dados estatísticos do MDIC (2007), constatou-se que 20% das exportações brasileiras tiveram como destino a América do Sul, o que revelou ser esta o terceiro maior comprador do Brasil. Diante desse mercado e desses números, foi possível perceber que o espanhol é uma língua extremamente importante para os negócios internacionais. Foi analisado também o destino das exportações das empresas de Campinas, que teve como principal parceiro comercial o bloco econômico MERCOSUL. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com seis empresas da Região Metropolitana de Campinas, das quais cinco afirmaram utilizar o espanhol nas negociações internacionais. Esses dados foram importantes para a conclusão do trabalho, por identificarem e confirmarem que o espanhol é o segundo idioma utilizado nas negociações internacionais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28549
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia Cardoso 20072118.pdf
  Restricted Access
740.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.