Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28445
Título: Marketing: como o pós-venda impacta no processo de fidelização de clientes
Autor(es): SANTOS, Leandra Regina Oliveira dos
MENEZES, Marcos Paulo da Silva
SOUSA, Maria Eduarda Moreira de
SOUZA, Marília Assis de
FERRAZ, Raissa Gomes
Orientador(es): RODRIGUES, Ricardo Barbosa
SIQUEIRA, Rodrigo Matheus
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Marketing;Vendas;Clientes - Fidelização
Data do documento: Nov-2024
Editor: 232
Referência Bibliográfica: SANTOS, Leandra Regina Oliveira dos et al. Marketing: como o pós-venda impacta no processo de fidelização de clientes. Orientador: Ricardo Barbosa Rodrigues; Rodrigo Matheus Siqueira. 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - ETEC Professor José Carlos Seno Júnior, Olímpia, 2024.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda a relevância do pós-venda na fidelização de clientes, destacando como estratégias eficazes podem fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores. A pesquisa é fundamental em teorias de marketing, especialmente no conceito de marketing de relacionamento proposto por Kotler. O estudo foi realizado na André Tec, uma prestadora de serviços de motores elétricos em Olímpia, com o objetivo de investigar a influência do pós-venda na satisfação e lealdade dos clientes. Através de análise de dados e entrevistas, o trabalho revela que a implementação de práticas de pós-venda pode significativamente impactar a fidelização, trazendo benefícios tanto para os consumidores, quanto para a empresa. Os objetivos específicos incluem a identificação das práticas atuais de pós-venda, a aplicação de novas estratégicas e a análise dos dados obtidos.
This final project addresses the importance of after-sales service in customer loyalty, highlighting how effective strategies can strengthen the relationship between companies and consumers. Research is fundamental to marketing theories, especially Kotler's concept of relationship marketing. The study was conducted at André Tec, an electric motor service provider in Olímpia, to investigate the influence of after-sales service on customer satisfaction and loyalty. Through data analysis and interviews, the work reveals that implementing after-sales practices can significantly impact loyalty, bringing benefits to both consumers and the company. Specific objectives include identifying current after-sales practices, implementing new strategies, and analyzing the data obtained.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28445
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mtec_administracao_2024_2_leandra_regina_oliveira_dos_santos_marketing.pdf
  Restricted Access
19.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.