Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28406
Title: Cores no meu mundo: um livro de arteterapia para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
Other Titles: Colors in My World: An Art Therapy Book for Children with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Authors: FARIA, Giovanna Peres de
FERREIRA, Maria Teresa Faria Lacourt
SANTOS, Thaís Cristina dos
Advisor: CAMPOS, Rogério Márcio Rodrigues
type of document: Artigo Científico
Keywords: Design gráfico;Transtorno do espectro autista;Livros
Issue Date: 10-Dec-2024
Publisher: 026
Citation: FARIA, Giovanna Peres de; FERREIRA, Maria Teresa Faria Laccourt; SANTOS, Thaís Cristina dos. Cores no meu mundo: um livro de arteterapia para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 2024. 23 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024.
Abstract: O livro, intitulado “Cores do Meu Mundo”, é um material criado com o intuito de auxiliar no tratamento contínuo do TEA (Transtorno do Espectro Autista) no dia a dia de modo didático e divertido para o paciente. Para a criação do livro e de suas atividades foi utilizado o Design Thinking como metodologia projetual. Todo o livro foi criado com a supervisão e aprovação da psicóloga Daiane Carvalho - CRP 06180831. No projeto, foram utilizadas tipografias e cores que ajudam os leitores a manter-se focados por mais tempo, uma vez que o público-alvo são crianças de 6 a 10 anos de idade. Dessa forma, é crucial reter sua atenção pelo maior período possível para um melhor aproveitamento e desenvolvimento de suas habilidades psicomotoras, de maneira sutil e dinâmica. Espera-se uma melhora na capacidade motora fina, como a habilidade de segurar um lápis ou pincel, e até mesmo no desenvolvimento cognitivo, como a capacidade de criar personagens e expressar seus sentimentos de forma eficaz.
The book, entitled “Colors of My World”, is a material created with the aim of assisting in the continuous treatment of ASD (Autism Spectrum Disorder) daily in a didactic and fun way for the patient. To create the book and its activities, Design Thinking was used as a project methodology. The entire book was created with the supervision and approval of psychologist Daiane Carvalho - CRP 06180831. In the project, typography and colors were used to help readers stay focused for longer, since the target audience is children from 6 to 10 years old. Therefore, it is crucial to retain their attention for as long as possible to better utilize and develop their psychomotor skills in a subtle and dynamic way. An improvement is expected in fine motor skills, such as the ability to hold a pencil or brush, and even in cognitive development, such as the ability to create characters and express their feelings effectively.
Description: Banner
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28406
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.