Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAMPOS, Rogério Márcio Rodrigues-
dc.contributor.authorFARIA, Giovanna Peres de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Teresa Faria Lacourt-
dc.contributor.authorSANTOS, Thaís Cristina dos-
dc.date.accessioned2025-01-27T16:21:21Z-
dc.date.available2025-01-27T16:21:21Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationFARIA, Giovanna Peres de; FERREIRA, Maria Teresa Faria Laccourt; SANTOS, Thaís Cristina dos. Cores no meu mundo: um livro de arteterapia para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 2024. 23 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28406-
dc.descriptionBannerpt_BR
dc.description.abstractO livro, intitulado “Cores do Meu Mundo”, é um material criado com o intuito de auxiliar no tratamento contínuo do TEA (Transtorno do Espectro Autista) no dia a dia de modo didático e divertido para o paciente. Para a criação do livro e de suas atividades foi utilizado o Design Thinking como metodologia projetual. Todo o livro foi criado com a supervisão e aprovação da psicóloga Daiane Carvalho - CRP 06180831. No projeto, foram utilizadas tipografias e cores que ajudam os leitores a manter-se focados por mais tempo, uma vez que o público-alvo são crianças de 6 a 10 anos de idade. Dessa forma, é crucial reter sua atenção pelo maior período possível para um melhor aproveitamento e desenvolvimento de suas habilidades psicomotoras, de maneira sutil e dinâmica. Espera-se uma melhora na capacidade motora fina, como a habilidade de segurar um lápis ou pincel, e até mesmo no desenvolvimento cognitivo, como a capacidade de criar personagens e expressar seus sentimentos de forma eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThe book, entitled “Colors of My World”, is a material created with the aim of assisting in the continuous treatment of ASD (Autism Spectrum Disorder) daily in a didactic and fun way for the patient. To create the book and its activities, Design Thinking was used as a project methodology. The entire book was created with the supervision and approval of psychologist Daiane Carvalho - CRP 06180831. In the project, typography and colors were used to help readers stay focused for longer, since the target audience is children from 6 to 10 years old. Therefore, it is crucial to retain their attention for as long as possible to better utilize and develop their psychomotor skills in a subtle and dynamic way. An improvement is expected in fine motor skills, such as the ability to hold a pencil or brush, and even in cognitive development, such as the ability to create characters and express their feelings effectively.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Design Gráficopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher026pt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subject.otherProdução Cultural e Designpt_BR
dc.titleCores no meu mundo: um livro de arteterapia para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeColors in My World: An Art Therapy Book for Children with Autism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeProtótipopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.