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Title: Desenvolvimento de jogo retrô – Caos Crusier
Other Titles: Retro game development – ​​Caos Crusier
Authors: GONÇALVES, Filipe Custodio
SOUSA, Gabriele Batista Sousa
SILVA, Letícia da Lapa
MATOS, Mariana Santiago
GARCIA, Mariana Telis
MOTA, Robert Caio Gomes
Advisor: DOMINGUES, Nivia Maria
Other contributor: LOPES, Fabiano Jorge Oliveira
TENORIO, Wellington Cidade Silva
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Jogos de computador;Jogos;Arte digital;Comunicação digital
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher: 041
Citation: GONÇALVES, Filipe Custodio; SOUSA, Gabriele Batista; SILVA, Letícia da Lapa; MATOS, Mariana Santiago; GARCIA, Mariana Telis; MOTA, Robert Caio Gomes. Desenvolvimento de jogo retrô: Caos Crusier. Relatório técnico (Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais) -- CETEC - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2024. – São Paulo, 2024.
Abstract: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de 2024 tem como objetivo renovar o clássico jogo Enduro (1983), revitalizando sua versão de forma moderna e em 3D, mas sempre mantendo a essência nostálgica. O propósito do jogo é fazer com que o jogador ultrapasse o máximo de carros durante a corrida e surpreendê-lo pela quantidade de diversidade artística e criativa que o jogo possui. Ademais, o trabalho conta com o aplicativo mobile que serve como guia ao usuário em meio ao universo extenso do jogo, como os personagens, cenários e enredo. A metodologia utilizada foi a análise feita do jogo original, aprofundando em mecânicas e narrativa. Após a análise foram introduzidas novas propostas modernas, como na parte artística e nas mecânicas. Essa abordagem busca atrair o público-alvo de jogos indies de corrida que se interessam por jogos retrôs, mas que procuram uma restauração de acordo com recursos atuais. Com isso, o Caos Crusier chega para satisfazer essa audiência. O jogo reforça a importância de modernizar jogos clássicos como forma de preservar seus legados e torná-los atemporais.
The Conclusion Course Project of 2024, aims to renew the classic game Enduro (1983), revitalizing its version in a modern 3D format, but always preserving the nostalgic essence. The purpose of the game is to make the player pass as many cars as possible during the race and surprise them with the variety of artistic and creative diversity the game offers. Where each character and scenario presents unique tasks and skills, in addition to the narrative immersion and gameplay mechanics. In addition, the work also includes a mobile app that guides the users across the extensive universe, such as the characters, scenarios, and storyline. The methodology used was an analysis of the original game, deepening the mechanics and narrative, also introducing new modern concepts into the 3D environment, innovating creatively in the art and history. This approach intends to attract the target audience of the indie racing game who are interested in retro games but are seeking a restoration in line with modern technology. So Caos Crusier is here to satisfy that audience. The game reinforced the importance of modernizing classic games as a way to preserve their legacy and keep them timeless.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28303
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