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dc.contributor.advisorDOMINGUES, Nivia Maria-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Filipe Custodio-
dc.contributor.authorSOUSA, Gabriele Batista Sousa-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia da Lapa-
dc.contributor.authorMATOS, Mariana Santiago-
dc.contributor.authorGARCIA, Mariana Telis-
dc.contributor.authorMOTA, Robert Caio Gomes-
dc.contributor.otherLOPES, Fabiano Jorge Oliveira-
dc.contributor.otherTENORIO, Wellington Cidade Silva-
dc.date.accessioned2025-01-23T14:35:32Z-
dc.date.available2025-01-23T14:35:32Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Filipe Custodio; SOUSA, Gabriele Batista; SILVA, Letícia da Lapa; MATOS, Mariana Santiago; GARCIA, Mariana Telis; MOTA, Robert Caio Gomes. Desenvolvimento de jogo retrô: Caos Crusier. Relatório técnico (Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais) -- CETEC - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2024. – São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28303-
dc.description.abstractO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de 2024 tem como objetivo renovar o clássico jogo Enduro (1983), revitalizando sua versão de forma moderna e em 3D, mas sempre mantendo a essência nostálgica. O propósito do jogo é fazer com que o jogador ultrapasse o máximo de carros durante a corrida e surpreendê-lo pela quantidade de diversidade artística e criativa que o jogo possui. Ademais, o trabalho conta com o aplicativo mobile que serve como guia ao usuário em meio ao universo extenso do jogo, como os personagens, cenários e enredo. A metodologia utilizada foi a análise feita do jogo original, aprofundando em mecânicas e narrativa. Após a análise foram introduzidas novas propostas modernas, como na parte artística e nas mecânicas. Essa abordagem busca atrair o público-alvo de jogos indies de corrida que se interessam por jogos retrôs, mas que procuram uma restauração de acordo com recursos atuais. Com isso, o Caos Crusier chega para satisfazer essa audiência. O jogo reforça a importância de modernizar jogos clássicos como forma de preservar seus legados e torná-los atemporais.pt_BR
dc.description.abstractThe Conclusion Course Project of 2024, aims to renew the classic game Enduro (1983), revitalizing its version in a modern 3D format, but always preserving the nostalgic essence. The purpose of the game is to make the player pass as many cars as possible during the race and surprise them with the variety of artistic and creative diversity the game offers. Where each character and scenario presents unique tasks and skills, in addition to the narrative immersion and gameplay mechanics. In addition, the work also includes a mobile app that guides the users across the extensive universe, such as the characters, scenarios, and storyline. The methodology used was an analysis of the original game, deepening the mechanics and narrative, also introducing new modern concepts into the 3D environment, innovating creatively in the art and history. This approach intends to attract the target audience of the indie racing game who are interested in retro games but are seeking a restoration in line with modern technology. So Caos Crusier is here to satisfy that audience. The game reinforced the importance of modernizing classic games as a way to preserve their legacy and keep them timeless.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Programação de Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher041pt_BR
dc.subjectJogos de computadorpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogo retrô – Caos Crusierpt_BR
dc.title.alternativeRetro game development – ​​Caos Crusierpt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.typeJogos Digitais, Softwares, Aplicativos e Eula (End Use License Agreement)pt_BR
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