Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28271
Título: | Planejamento estratégico pela escola do posicionamento: uso das ferramentas estratégicas para análise do posicionamento no setor |
Título(s) alternativo(s): | Strategic planning through the positioning school: use of strategic tools to analyze positioning in the sector |
Autor(es): | PEREIRA, Rafael de Andrade |
Orientador(es): | PRANDO, Elton César |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Administração estratégica;Competitividade |
Data do documento: | Jul-2024 |
Editor: | 182 |
Referência Bibliográfica: | PEREIRA, Rafael de Andrade. Planejamento estratégico pela escola do posicionamento: uso das ferramentas estratégicas para análise do posicionamento no setor. 2024. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do planejamento estratégico na gestão
das organizações, com seu foco no estudo da escola do posicionamento. A escola do
posicionamento é uma das dez escolas de pensamento estratégico, apresentadas no livro Safari
de Estratégia, sua linha de pensamento por meio das estratégias orientadas ao mercado,
características marcantes dos estudos de Michael Porter na década de oitenta. Este estudo
apresenta como sua principal metodologia o estudo de caso com a aplicação das ferramentas
principais desta escola que são as “Estratégias genéricas” e “Forças Competitivas” e como
elas podem auxiliar o planejamento estratégico tanto para abertura de um negócio, que é o
caso apresentado neste estudo de caso, aumentando assim as suas chances de sobrevivência e
conquista de sua vantagem competitiva, ponto principal. Como estudo realizado com estas
ferramentas foi percebido os vários pontos que não devem ser negligenciados para que a
organização possa estar atenta as suas realidades de mercado. This work aims to highlight the importance of strategic planning in organizational management, focusing on the study of the positioning school. The positioning school is one of the ten schools of strategic thought presented in the book "Strategy Safari," characterized by market-oriented strategies, which are prominent in Michael Porter's studies from the 1980s. The main methodology of this study is the case study, applying the primary tools of this school: "Generic Strategies" and "Competitive Forces," and how they can assist strategic planning for starting a business, as presented in this case study. This approach increases the chances of survival and achieving a competitive advantage, which is the main point. The study revealed various points that should not be neglected for the organization to stay aware of its market realities. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28271 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2024_1_rafael_de_andrade_pereira_planejamento_estratégico_pela_escola_do_posicionamento.pdf Restricted Access | 653.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.