Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28271
Title: Planejamento estratégico pela escola do posicionamento: uso das ferramentas estratégicas para análise do posicionamento no setor
Other Titles: Strategic planning through the positioning school: use of strategic tools to analyze positioning in the sector
Authors: PEREIRA, Rafael de Andrade
Advisor: PRANDO, Elton César
type of document: Monografia
Keywords: Administração estratégica;Competitividade
Issue Date: Jul-2024
Publisher: 182
Citation: PEREIRA, Rafael de Andrade. Planejamento estratégico pela escola do posicionamento: uso das ferramentas estratégicas para análise do posicionamento no setor. 2024. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do planejamento estratégico na gestão das organizações, com seu foco no estudo da escola do posicionamento. A escola do posicionamento é uma das dez escolas de pensamento estratégico, apresentadas no livro Safari de Estratégia, sua linha de pensamento por meio das estratégias orientadas ao mercado, características marcantes dos estudos de Michael Porter na década de oitenta. Este estudo apresenta como sua principal metodologia o estudo de caso com a aplicação das ferramentas principais desta escola que são as “Estratégias genéricas” e “Forças Competitivas” e como elas podem auxiliar o planejamento estratégico tanto para abertura de um negócio, que é o caso apresentado neste estudo de caso, aumentando assim as suas chances de sobrevivência e conquista de sua vantagem competitiva, ponto principal. Como estudo realizado com estas ferramentas foi percebido os vários pontos que não devem ser negligenciados para que a organização possa estar atenta as suas realidades de mercado.
This work aims to highlight the importance of strategic planning in organizational management, focusing on the study of the positioning school. The positioning school is one of the ten schools of strategic thought presented in the book "Strategy Safari," characterized by market-oriented strategies, which are prominent in Michael Porter's studies from the 1980s. The main methodology of this study is the case study, applying the primary tools of this school: "Generic Strategies" and "Competitive Forces," and how they can assist strategic planning for starting a business, as presented in this case study. This approach increases the chances of survival and achieving a competitive advantage, which is the main point. The study revealed various points that should not be neglected for the organization to stay aware of its market realities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28271
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2024_1_rafael_de_andrade_pereira_planejamento_estratégico_pela_escola_do_posicionamento.pdf
  Restricted Access
653.87 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.