Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28224
Title: A logística pós-pandemia: adaptação às novas demandas do e-commerce e da distribuição de produtos nos supermercados
Authors: SILVA, Arthur Alves da
NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Eduardo do
SANTOS, Gabriel Viana dos
OLIVEIRA, Nykolas Fernandes Raimundo de
Advisor: RAMALHO, Alexandra Villanova
type of document: Artigo Científico
Keywords: Logística (armazenagem);Distribuição logística;Comércio eletrônico;Supermercado
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 181
Citation: SILVA, Arthur Alves da et al. A logística pós-pandemia: adaptação às novas demandas do e-commerce e da distribuição de produtos nos supermercados. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.
Abstract: Tendo em vista uma grande evolução no ramo alimentício, adaptando-se às novas demandas do e-commerce e da distribuição de produtos para supermercados, este estudo justifica-se em analisar o e-commerce nos supermercados, antes da pandemia, durante e após, demonstrando a evolução dos supermercados com a implementação de terceirizados (iFood, Uber eats, Rappi e etc). Este estudo tem como objetivo analisar o e-commerce dos supermercados, e seu impacto na logística de distribuição, que foi estabelecido por meio destes específicos, comparar a quantidade de vendas dos supermercados usando o e-commerce e identificar os pontos positivos e negativos da intensificação de vendas do supermercado no e-commerce no pré e pós pandemia. Nos aspectos metodológicos, este estudo classifica-se como uma pesquisa baseada em pesquisa exploratória com revisão de literatura e instrumento narrativo. Onde foi possível analisar um grande aumento nas vendas on-line dos supermercados durante a pandemia. Desse modo, ao decorrer do trabalho, foram realizadas diversas ações para promover o conhecimento e conscientização acerca da temática, haja visto que foram analisados artigos e sites. Portanto, de maneira geral, foram obtidos resultados relevantes com o desenvolvimento do trabalho.
In view of the great evolution in the food industry, adapting to the new demands of e-commerce and the distribution of products to supermarkets, this study is justified in analyzing e-commerce in supermarkets, before the pandemic, during and after, demonstrating the evolution of supermarkets with the implementation of third parties (iFood, Uber eats, Rappi and etc). This study aims to analyze the e-commerce of supermarkets, and its impact on distribution logistics, which was established through these specific, compare the amount of sales of supermarkets using e-commerce and identify the positive and negative points of the intensification of supermarket sales in e-commerce in the pre and post pandemic.In the methodological aspects, this study is classified as a research based on bibliographic research. It was possible to analyze a large increase in online sales by supermarkets during the pandemic. Thus, during the course of the work, various actions were taken to promote knowledge and awareness of the issue, since articles and websites were analyzed. Therefore, in general, relevant results were obtained with the development of the work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28224
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_2_silva_alogisticapospandemia.pdf
  Restricted Access
371.72 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.