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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28184
Title: | Os efeitos do recrutamento e seleção por competências na inserção do jovem no mercado de trabalho, por intermédio da tecnologia |
Authors: | SANTOS, Eduarda Reginaldo Eleotério dos SILVA, Giovanna Ferreira da SANTANA, Gustavo dos Santos Matos ROCHA, Hillary Santana GONÇALVES, Luana Liberato dos Santos |
Advisor: | RAMALHO, Alexandra Villanova |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Administração;Recursos humanos;Seleção de pessoal;Gestão por Competências;Mercado de trabalho;Jovens |
Issue Date: | 5-Dec-2024 |
Publisher: | 181 |
Citation: | SANTOS, Eduarda Reginaldo Eleotério dos et al. Os efeitos do recrutamento e seleção por competências na inserção do jovem no mercado de trabalho, por intermédio da tecnologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024. |
Abstract: | Com a competitividade crescente, ferramentas como o LinkedIn ajudam a divulgar vagas e analisar currículos, mas muitos jovens têm dificuldades em usá-las. Além disso, elaborar currículos que destaquem habilidades e se preparar para entrevistas são desafios enfrentados por candidatos. Diante desse cenário, este artigo é relevante para a gestão estratégica de recursos humanos, ajudando possíveis candidatos na procura por vagas e oportunidades de emprego, para isso, a tecnologia tem um papel primordial nesse processo, tornando-o mais ágil e preciso. Assim, o estudo foca em como os jovens podem aprimorar o uso dessas ferramentas e melhorar suas apresentações profissionais. Ainda tem como objetivo, executar uma palestra sobre confecção de currículos, o uso da rede social LinkedIn e comportamentos em entrevistas, voltada aos estudantes do ensino médio integrado ao técnico da Etec de Cubatão e os jovens da instituição ADRA. Nos elementos metodológicos, este estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica, qualiquantitativa e exploratória. A partir da pesquisa, foi possível analisar que a maioria dos estudantes dos primeiros e terceiros anos do ensino médio integrado ao técnico da Etec de Cubatão não sabem elaborar um currículo, não possuem conta no LinkedIn e não sabem o comportamento adequado em uma entrevista. Desse modo, ao decorrer do trabalho, foram realizadas diversas ações para promover o conhecimento e conscientização acerca da temática,haja vista que foram desenvolvidas palestras sobre currículo, LinkedIn e comportamento em entrevista de emprego, com a produção de um e-book complementar. Portanto, de maneira geral, foram obtidos resultados relevantes com o desenvolvimento do trabalho. With increasing competitiveness, tools like LinkedIn help to advertise vacancies and analyze curriculum, but many young people find it difficult to use them. In addition, drafting CVs that highlight skills and preparing for interviews are challenges faced by candidates. Given this scenario, this article is relevant to the strategic management of human resources, helping potential candidates in their search for vacancies and job opportunities. To this end, technology plays a key role in this process, making it more agile and accurate. The study therefore focuses on how young people can improve their use of these tools and improve their professional presentations. It also aims to give a talk on making curriculum, the use of the LinkedIn social network and interview behavior, aimed at high school students from Etec Cubatão and young people from the ADRA institution. In terms of methodology, this study is classified as bibliographical, qualitative-quantitative and exploratory. Based on the research, it was possible to analyze that the majority of students in the first and third years of high school integrated in to the technical course at Etec Cubatão don't know how to write a CV, don't have a LinkedIn account and don't know how to behave in an interview. In this way, during the course of the work, various actions were carried out to promote knowledge and awareness of the issue, as lectures were developed on curriculum, LinkedIn and behavior in job interviews, with the production of a complementary e-book. Therefore, in general terms, relevant results were obtained with the development of the work. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28184 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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