Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28115
Título: Plano de negócios: Pacaembú Gás e Água
Título(s) alternativo(s): Business plan: Pacaembú Gas and Water
Autor(es): LOURENÇO, Luiz Fernando Santiago
NORONHA, Maria Geovana da Silva
CAMPOS, Vitor Khul de
Orientador(es): DIEHL, Joclenes Emílio
Outro(s) contribuidor(es): VENDEMIATTI, Aloísio Daniel
CALDEIRA, Noel Ferreira
Tipo documental: Plano de Negócios
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Empreendedorismo;Distribuição de água;Competitividade
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: LOURENÇO, Luiz Fernando Santiago; NORONHA, Maria Geovana da Silva; CAMPOS, Vitor Kuhl de. Plano de negócios: Pacaembú Gás e Água, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.
Resumo: O plano de negócios visa estruturar uma distribuidora de gás e água para atender à demanda regional com serviços confiáveis e de alta qualidade. A abordagem estratégica inclui a identificação de mercados-alvo, análise competitiva, desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente para armazenamento e transporte seguro, e estratégias de marketing. A implementação busca estabelecer a empresa no mercado regional, conquistar uma base sólida de clientes e promover crescimento contínuo das receitas. A estratégia contempla expansão gradual dos serviços, aprimoramento da oferta, fortalecimento da competitividade e geração de valor para os clientes, além de parcerias sólidas com fornecedores e excelência no atendimento. Dado que gás e água são essenciais, o mercado apresenta uma oportunidade promissora de negócio. Para a elaboração do trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia para embasar a construção do plano de negócios.
This business plan aims to study a gas and water distribution company to attend regional demand with reliable, high-quality services. The strategic approach includes identifying target markets, competitive analysis, developing an efficient infrastructure for safe storage and transportation, and marketing strategies. The implementation seeks to establish the company in the regional market, achieve a large customer base and seek continuous revenue growth. The strategy includes gradually expanding its services, improving supply, strengthening competitiveness and generating value for customers, as well as strong partnerships with suppliers and excellence in delivery. Given that gas and water are essential goods, the market presents a promising business opportunity. This study utilized bibliographic research to build the business plan.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28115
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20242S_Luiz Fernando Santiago Lourenço_OD2433.pdf
  Restricted Access
1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Luiz Fernando Santiago Lourenço.pdf
  Restricted Access
456.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Maria Geovana da Silva.pdf
  Restricted Access
478.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Vitor Kuhl de Campos.pdf
  Restricted Access
499.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.