Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28115
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIEHL, Joclenes Emílio-
dc.contributor.authorLOURENÇO, Luiz Fernando Santiago-
dc.contributor.authorNORONHA, Maria Geovana da Silva-
dc.contributor.authorCAMPOS, Vitor Khul de-
dc.contributor.otherVENDEMIATTI, Aloísio Daniel-
dc.contributor.otherCALDEIRA, Noel Ferreira-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:59:31Z-
dc.date.available2025-01-17T17:59:31Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Luiz Fernando Santiago; NORONHA, Maria Geovana da Silva; CAMPOS, Vitor Kuhl de. Plano de negócios: Pacaembú Gás e Água, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28115-
dc.description.abstractO plano de negócios visa estruturar uma distribuidora de gás e água para atender à demanda regional com serviços confiáveis e de alta qualidade. A abordagem estratégica inclui a identificação de mercados-alvo, análise competitiva, desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente para armazenamento e transporte seguro, e estratégias de marketing. A implementação busca estabelecer a empresa no mercado regional, conquistar uma base sólida de clientes e promover crescimento contínuo das receitas. A estratégia contempla expansão gradual dos serviços, aprimoramento da oferta, fortalecimento da competitividade e geração de valor para os clientes, além de parcerias sólidas com fornecedores e excelência no atendimento. Dado que gás e água são essenciais, o mercado apresenta uma oportunidade promissora de negócio. Para a elaboração do trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia para embasar a construção do plano de negócios.pt_BR
dc.description.abstractThis business plan aims to study a gas and water distribution company to attend regional demand with reliable, high-quality services. The strategic approach includes identifying target markets, competitive analysis, developing an efficient infrastructure for safe storage and transportation, and marketing strategies. The implementation seeks to establish the company in the regional market, achieve a large customer base and seek continuous revenue growth. The strategy includes gradually expanding its services, improving supply, strengthening competitiveness and generating value for customers, as well as strong partnerships with suppliers and excellence in delivery. Given that gas and water are essential goods, the market presents a promising business opportunity. This study utilized bibliographic research to build the business plan.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDistribuição de águapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlano de negócios: Pacaembú Gás e Águapt_BR
dc.title.alternativeBusiness plan: Pacaembú Gas and Waterpt_BR
dc.typePlano de Negóciospt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20242S_Luiz Fernando Santiago Lourenço_OD2433.pdf
  Restricted Access
1.68 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Luiz Fernando Santiago Lourenço.pdf
  Restricted Access
456.06 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Maria Geovana da Silva.pdf
  Restricted Access
478.47 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Vitor Kuhl de Campos.pdf
  Restricted Access
499.67 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.