Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28087
Título: Tingimento sustentável de roupas com pigmentos de origens vegetais e bacteriana
Título(s) alternativo(s): Sustainable dyeing of clothes with pigments of plant and bacterial origins
Autor(es): BRITO, Anna Júlia de Oliveira
QUADROS, Davi Bueno
SANTOS, Manuela F. Navarro dos
MEDEIROS, Rebeca Santos
RODRIGUES, Yasmin da Silva
Orientador(es): FIGUEIREDO, Aline Oliveira
SOUTO, Maria Regina da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Plantas corantes;Pigmentos;Sustentabilidade;Bactérias
Data do documento: 5-Dez-2024
Editor: 048
Referência Bibliográfica: BRITO, Anna Júlia de Oliveira; QUADROS, Davi Bueno; SANTOS, Manuela F. Navarro dos; MEDEIROS, Rebeca Santos; RODRIGUES, Yasmin da Silva. Tingimento sustentável de roupas com pigmentos de origens vegetais e bacteriana. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) – Escola Técnica Estadual “Cônego José Bento”, Jacareí, 2024.
Resumo: A indústria têxtil é uma das principais responsáveis pelos impactos ambientais devido ao uso intensivo de recursos naturais, produtos químicos tóxicos e a geração de resíduos, especialmente na etapa de tingimento. Tradicionalmente, o tingimento de tecidos utiliza corantes sintéticos que apresentam sérios problemas ambientais, como a poluição das águas e a acumulação de resíduos tóxicos. Em resposta a esses desafios, surgem práticas mais sustentáveis, como o uso de corantes naturais derivados de fontes vegetais e bacterianas, que são biodegradáveis e menos agressivos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi investigar a viabilidade e a eficácia do tingimento sustentável utilizando pigmentos de origem vegetal e bacteriana, comparando-os aos métodos tradicionais em termos de impacto ambiental, durabilidade e eficiência. Foram realizadas práticas laboratoriais para extração de corantes de casca de cebola, repolho roxo, beterraba, kombucha e bactérias do solo, utilizando mordentes para fixação. Os resultados mostraram boa aderência, diminuindo o impacto ambiental, mas com alguns desafios, como desbotamento e instabilidade de pigmentos. Concluiu-se que o tingimento natural é uma alternativa viável para reduzir impactos da indústria têxtil, destacando a importância de investimentos em pesquisa e políticas de incentivo para ampliar o uso desses métodos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na ETEC Cônego José Bento em 5 de dezembro de 2024.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28087
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
meioambiente_2024_2_annajuliabrito_tingimentosustentavelderoupas.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.