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Título: Análise sobre o poder de compra e o comportamento do consumidor baixa renda
Título(s) alternativo(s): Analysis of purchasing power and low-income consumer behavior
Autor(es): QUEIROZ, Cauã Santos
MENEGHEL, Heloisa Zanette
Orientador(es): CABRINI, Sérgio Luiz
Outro(s) contribuidor(es): FRANÇA, Benedito Luciano Antunes de
AKITA, Mário Mitsuo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Comportamento do consumidor
Data do documento: 6-Dez-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: QUEIROZ, Cauã Santos; MENEGHEL, Heloisa Zanette. Análise sobre o poder de compra e o comportamento do consumidor baixa renda, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o poder de compra e o comportamento do consumidor de baixa renda no Brasil. A princípio, foi utilizado a hierarquia de necessidades de Maslow, associada aos conceitos de segmentação de mercado, como base para compreender as escolhas e limitações dessa parcela da população. Ao decorrer do trabalho, serão abordados temas relevantes, como as dificuldades enfrentadas por essa classe social, incluindo limitações no acesso a bens e serviços essenciais, infraestrutura inadequada e dificuldade na obtenção de crédito. A pesquisa utilizou métodos qualitativos, com a realização de um estudo de caso envolvendo o gerente de uma determinada empresa de comercio de baixa renda. Essa organização é reconhecida por suas estratégias de marketing inclusivas, que buscam atender às necessidades de consumidores com menor poder aquisitivo. Os resultados obtidos através da análise, evidenciam que os consumidores de baixa renda enfrentam barreiras significativas, como restrições ao crédito e acesso limitado a bens e serviços, sendo de extrema importância a criação de possíveis estratégias inclusivas, como as da empresa estudada, para ampliar suas oportunidades de consumo, aumentando assim o poder de compra do consumidor. de compra dessa população, contribuindo para a redução de desigualdades sociais e econômicas.
The present graduation thesis aims to analyze the purchasing power and consumer behavior of low-income individuals in Brazil. Initially, Maslow's hierarchy of needs, combined with market segmentation concepts, was used as a basis to understand the choices and limitations of this segment of the population. Throughout the paper, relevant topics will be addressed, such as the challenges faced by this social group, including limited access to essential goods and services, inadequate infrastructure, and difficulties in obtaining credit. The research adopted qualitative methods, conducting a case study with the manager of a specific low-income retail company. This organization is recognized for its inclusive marketing strategies, aimed at meeting the needs of consumers with lower purchasing power. The results obtained through the analysis highlight that low-income consumers face significant barriers, such as credit restrictions and limited access to goods and services. This underscores the importance of developing potential inclusive strategies, similar to those implemented by the studied company, to expand consumption opportunities and enhance the purchasing power of this demographic, contributing to the reduction of social and economic inequalities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28025
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