Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCABRINI, Sérgio Luiz-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Cauã Santos-
dc.contributor.authorMENEGHEL, Heloisa Zanette-
dc.contributor.otherFRANÇA, Benedito Luciano Antunes de-
dc.contributor.otherAKITA, Mário Mitsuo-
dc.date.accessioned2025-01-15T18:41:01Z-
dc.date.available2025-01-15T18:41:01Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Cauã Santos; MENEGHEL, Heloisa Zanette. Análise sobre o poder de compra e o comportamento do consumidor baixa renda, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28025-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o poder de compra e o comportamento do consumidor de baixa renda no Brasil. A princípio, foi utilizado a hierarquia de necessidades de Maslow, associada aos conceitos de segmentação de mercado, como base para compreender as escolhas e limitações dessa parcela da população. Ao decorrer do trabalho, serão abordados temas relevantes, como as dificuldades enfrentadas por essa classe social, incluindo limitações no acesso a bens e serviços essenciais, infraestrutura inadequada e dificuldade na obtenção de crédito. A pesquisa utilizou métodos qualitativos, com a realização de um estudo de caso envolvendo o gerente de uma determinada empresa de comercio de baixa renda. Essa organização é reconhecida por suas estratégias de marketing inclusivas, que buscam atender às necessidades de consumidores com menor poder aquisitivo. Os resultados obtidos através da análise, evidenciam que os consumidores de baixa renda enfrentam barreiras significativas, como restrições ao crédito e acesso limitado a bens e serviços, sendo de extrema importância a criação de possíveis estratégias inclusivas, como as da empresa estudada, para ampliar suas oportunidades de consumo, aumentando assim o poder de compra do consumidor. de compra dessa população, contribuindo para a redução de desigualdades sociais e econômicas.pt_BR
dc.description.abstractThe present graduation thesis aims to analyze the purchasing power and consumer behavior of low-income individuals in Brazil. Initially, Maslow's hierarchy of needs, combined with market segmentation concepts, was used as a basis to understand the choices and limitations of this segment of the population. Throughout the paper, relevant topics will be addressed, such as the challenges faced by this social group, including limited access to essential goods and services, inadequate infrastructure, and difficulties in obtaining credit. The research adopted qualitative methods, conducting a case study with the manager of a specific low-income retail company. This organization is recognized for its inclusive marketing strategies, aimed at meeting the needs of consumers with lower purchasing power. The results obtained through the analysis highlight that low-income consumers face significant barriers, such as credit restrictions and limited access to goods and services. This underscores the importance of developing potential inclusive strategies, similar to those implemented by the studied company, to expand consumption opportunities and enhance the purchasing power of this demographic, contributing to the reduction of social and economic inequalities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise sobre o poder de compra e o comportamento do consumidor baixa rendapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of purchasing power and low-income consumer behaviorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20242S_Cauã Santos Queiroz_OD2423.pdf
  Restricted Access
905.31 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Cauã Santos Queiroz_compressed.pdf
  Restricted Access
432.05 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Heloisa Zanette_compressed.pdf
  Restricted Access
472.33 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.