Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27956
Título: Aeroporto internacional de Viracopos: uma análise sobre as políticas de zoneamento urbano
Título(s) alternativo(s): Viracopos international airport: an analysis of urban zoning policies
Autor(es): BRAGHETTI, Dyane Cristine Rodrigues
Orientador(es): CALABREZI, Sandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Zoneamento urbano;Aeroportos;Infraestrutura
Data do documento: Nov-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BRAGHETTI, Dyane Cristine Rodrigues. Aeroporto internacional de Viracopos: uma análise sobre as políticas de zoneamento urbano, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi analisar as políticas de zoneamento urbano, bem como as consequências dessas, para as áreas que abrigam aeroportos. Para isso foram estudados os seguintes aeroportos: Aeroporto de São Paulo / Congonhas; Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, também conhecido como Cumbica; e o Aeroporto Internacional de Viracopos / Campinas. Os primeiros serviram de exemplo de realidade para o que pode acontecer com Viracopos, em sua ampliação. Na sequência, seguiram os vários programas exigidos pelo SMMA, para a 1ª fase de ampliação (2.015) do AIV, visando a obtenção da licença de instalação, o que é essencial para manter um zoneamento urbano adequado nos aeroportos. Entre esses programas, o mais importante para o tema é o programa de medidas compensatórias, que envolve a criação de novas unidades de conservação para Campinas, nas quais o objetivo é impedir o avanço de ocupação desordenada no município, bem como o adensamento populacional no entorno do aeroporto. Foram demonstradas as alternativas locacionais, e por fim foi realizado um estudo do AIV e sua ampliação. Nesse último estudo, e no trabalho em geral, foi abordado um pouco da história de cada aeroporto, sua importância, capacidade, localização, infraestrutura, potencial de crescimento, benefícios oferecidos, entre outros, concluindo-se que o AIV é a melhor opção de investimento para a Infraero nos dias atuais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27956
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dyane Cristine R. Braghetti 20081320.pdf
  Restricted Access
3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.