Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27956
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CALABREZI, Sandro | - |
dc.contributor.author | BRAGHETTI, Dyane Cristine Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T13:51:19Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T13:51:19Z | - |
dc.date.issued | 2010-11 | - |
dc.identifier.citation | BRAGHETTI, Dyane Cristine Rodrigues. Aeroporto internacional de Viracopos: uma análise sobre as políticas de zoneamento urbano, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27956 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho foi analisar as políticas de zoneamento urbano, bem como as consequências dessas, para as áreas que abrigam aeroportos. Para isso foram estudados os seguintes aeroportos: Aeroporto de São Paulo / Congonhas; Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, também conhecido como Cumbica; e o Aeroporto Internacional de Viracopos / Campinas. Os primeiros serviram de exemplo de realidade para o que pode acontecer com Viracopos, em sua ampliação. Na sequência, seguiram os vários programas exigidos pelo SMMA, para a 1ª fase de ampliação (2.015) do AIV, visando a obtenção da licença de instalação, o que é essencial para manter um zoneamento urbano adequado nos aeroportos. Entre esses programas, o mais importante para o tema é o programa de medidas compensatórias, que envolve a criação de novas unidades de conservação para Campinas, nas quais o objetivo é impedir o avanço de ocupação desordenada no município, bem como o adensamento populacional no entorno do aeroporto. Foram demonstradas as alternativas locacionais, e por fim foi realizado um estudo do AIV e sua ampliação. Nesse último estudo, e no trabalho em geral, foi abordado um pouco da história de cada aeroporto, sua importância, capacidade, localização, infraestrutura, potencial de crescimento, benefícios oferecidos, entre outros, concluindo-se que o AIV é a melhor opção de investimento para a Infraero nos dias atuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Zoneamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Aeroporto internacional de Viracopos: uma análise sobre as políticas de zoneamento urbano | pt_BR |
dc.title.alternative | Viracopos international airport: an analysis of urban zoning policies | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dyane Cristine R. Braghetti 20081320.pdf Restricted Access | 3.91 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.