Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27941
Título: O papel da equipe de enfermagem e a importância do Método Canguro na recuperação do recém-nascido prematuro e de baixo peso
Autor(es): LIMA, Bárbara Aparecida Carrião de
PINHEIRO, Júlia Barbosa
OLIVEIRA, Thayná Camilli de
CARVALHO, Vivian Marchioretto de
Orientador(es): SANTOS, Sandra Manoela de Almeida dos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Equipe de enfermagem;Enfermagem neonatal;Enfermagem em uti neonatal
Data do documento: Dez-2024
Editor: 117
Referência Bibliográfica: LIMA, Bárbara Aparecida Carrião de. et al. O papel da equipe de enfermagem e a importância do Método Canguro na recuperação do recém-nascido prematuro e de baixo peso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.
Resumo: O Método Canguru é um tipo de abordagem que envolve a humanização no cuidado com recém-nascidos prematuros e de baixo peso, seu cuidado está ligado a uma assistência específica de atenção, promovendo uma melhor qualidade de vida para o neonato. Sabendo de todos os benefícios, pretendemos entender o papel da equipe de enfermagem e a importância do Método Canguru na recuperação do recém nascido prematuro e de baixo peso. O objetivo do trabalho é compreender o papel da enfermagem no método canguru; entender o motivo da falta de adesão nas instituições de saúde e propor uma estratégia que contribua na disseminação do conhecimento sobre o Método Canguru. Como proposta metodológica adotou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Compreendemos que o técnico em enfermagem tem a função de informar, educar e orientar os pais quanto ao método; a falta de adesão se deve a condições físicas e humanas; efetuou-se como estratégia para contribuir no conhecimento para implementação do método, a divulgação do método através de cartazes e panfletos na atenção primária. Podemos concluir que o técnico de enfermagem tem como função na implementação do Método Canguru, realizando o cuidado integral do binômio, orientando a mãe na amamentação e criando um vínculo entre eles, porém, há uma relutância dos profissionais na implementação devido a precariedade no conhecimento sobre os benefícios e dos efeitos sob o recém-nascido e sua família.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27941
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfermagem_2024_2_barbara_opapeldaequipedeenfermagem.pdf279.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.