Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27890
Title: A metodologia BPM como instrumento de melhoria em processo de compras numa empresa de prestação de serviços
Other Titles: The BPM methodology as an instrument for improving the purchasing process in a service company
Authors: FAIA, Jéssica
Advisor: BENEDETTI, Francisco Carlos
type of document: Monografia
Keywords: Gestão por processos;Empresas de prestação de serviços
Issue Date: Dec-2011
Publisher: 105
Citation: FAIA, Jéssica. A metodologia BPM como instrumento de melhoria em processo de compras numa empresa de prestação de serviços, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.
Abstract: Este estudo foi realizado no processo de compras de materiais, dentro de uma grande empresa brasileira prestadora de serviços. Tal processo possui como indicador de desempenho o TMA (Tempo Médio de Atendimento) que, no período analisado, se encontrou acima da meta estabelecida. Portanto este trabalho visou analisar as possíveis causas que tornam o tempo de execução elevado e propor algumas melhorias. Para isso, foi utilizada a metodologia BPM (Business Process Management), que busca resultados de alta performance por meio das melhorias feitas nos processos. Para encontrar as possíveis causas dos problemas, esse processo foi: a) mapeado, para compreender como ocorre; b) analisado em suas etapas, para compreender o histórico de execução; c) visualizado por meio do conhecimento que os colaborados possuem desse, por meio da aplicação de um questionário. Por meio dessa análise foi identificado que a etapa de aprovações e de avaliação técnica, assim como a falta de autonomia dos profissionais, possuem influências significativas no tempo de execução desse processo. Para que ele melhore seu desempenho e alcance as suas metas, propostas de melhorias foram sugeridas, como a adesão da assinatura digital e a remodelação da TBA (Tabela Básica de Aprovações), como forma de desburocratização do processo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27890
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Faia.pdf
  Restricted Access
948.92 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.