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dc.contributor.advisorBENEDETTI, Francisco Carlos-
dc.contributor.authorFAIA, Jéssica-
dc.date.accessioned2025-01-10T11:03:43Z-
dc.date.available2025-01-10T11:03:43Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationFAIA, Jéssica. A metodologia BPM como instrumento de melhoria em processo de compras numa empresa de prestação de serviços, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27890-
dc.description.abstractEste estudo foi realizado no processo de compras de materiais, dentro de uma grande empresa brasileira prestadora de serviços. Tal processo possui como indicador de desempenho o TMA (Tempo Médio de Atendimento) que, no período analisado, se encontrou acima da meta estabelecida. Portanto este trabalho visou analisar as possíveis causas que tornam o tempo de execução elevado e propor algumas melhorias. Para isso, foi utilizada a metodologia BPM (Business Process Management), que busca resultados de alta performance por meio das melhorias feitas nos processos. Para encontrar as possíveis causas dos problemas, esse processo foi: a) mapeado, para compreender como ocorre; b) analisado em suas etapas, para compreender o histórico de execução; c) visualizado por meio do conhecimento que os colaborados possuem desse, por meio da aplicação de um questionário. Por meio dessa análise foi identificado que a etapa de aprovações e de avaliação técnica, assim como a falta de autonomia dos profissionais, possuem influências significativas no tempo de execução desse processo. Para que ele melhore seu desempenho e alcance as suas metas, propostas de melhorias foram sugeridas, como a adesão da assinatura digital e a remodelação da TBA (Tabela Básica de Aprovações), como forma de desburocratização do processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectEmpresas de prestação de serviçospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA metodologia BPM como instrumento de melhoria em processo de compras numa empresa de prestação de serviçospt_BR
dc.title.alternativeThe BPM methodology as an instrument for improving the purchasing process in a service companypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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