Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27863
Title: A importância do registro internacional de marcas no ingresso de uma pequena empresa no mercado externo
Other Titles: The importance of international trademark registration when a small company enters the foreign market
Authors: RODRIGUES, Fernanda de Oliveira Alves
Advisor: NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
type of document: Monografia
Keywords: Marcas;Pequenas e médias empresas;Comércio internacional
Issue Date: Nov-2011
Publisher: 105
Citation: RODRIGUES, Fernanda de Oliveira Alves. A importância do registro internacional de marcas no ingresso de uma pequena empresa no mercado externo, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.
Abstract: O objetivo geral desse estudo foi mostrar a importância que uma marca tem para a empresa e como o registro internacional de marcas pode influenciar no ingresso de uma pequena empresa no mercado externo. O estudo partiu da identificação de um problema que foi a decisão de proibir uma pequena empresa brasileira produtora de aguardente, de exportar seus produtos com determinada marca, pois uma empresa cubana já havia feito o registro internacional da mesma, inclusive no Brasil. O suporte metodológico adotou para o tipo de pesquisa a estratégia de estudo de caso, que foram as pequenas empresas brasileiras e, como fonte de informação utilizou pesquisas de campo, em que cinco pequenas empresas nacionais de diferentes segmentos responderam a um questionário sobre o tema. Conclui-se que o registro internacional de marcas pode interferir e até mesmo prejudicar os planos de exportação de uma empresa se a marca já estiver registrada em seu destino de exportação, fazendo com que a empresa necessite rever as estratégias de ingresso naquele mercado, ou até mesmo optar por desenvolver outro país. A respeito da aplicação dos questionários conclui-se que a maioria dos gestores ainda não conhece a importância que uma marca tem para a empresa, bem como a melhor forma de protegê-la, não somente no mercado doméstico, mas internacional também.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27863
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda de Oliveira.pdf
  Restricted Access
907.85 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.