Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Fernanda de Oliveira Alves-
dc.date.accessioned2025-01-09T11:40:53Z-
dc.date.available2025-01-09T11:40:53Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fernanda de Oliveira Alves. A importância do registro internacional de marcas no ingresso de uma pequena empresa no mercado externo, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27863-
dc.description.abstractO objetivo geral desse estudo foi mostrar a importância que uma marca tem para a empresa e como o registro internacional de marcas pode influenciar no ingresso de uma pequena empresa no mercado externo. O estudo partiu da identificação de um problema que foi a decisão de proibir uma pequena empresa brasileira produtora de aguardente, de exportar seus produtos com determinada marca, pois uma empresa cubana já havia feito o registro internacional da mesma, inclusive no Brasil. O suporte metodológico adotou para o tipo de pesquisa a estratégia de estudo de caso, que foram as pequenas empresas brasileiras e, como fonte de informação utilizou pesquisas de campo, em que cinco pequenas empresas nacionais de diferentes segmentos responderam a um questionário sobre o tema. Conclui-se que o registro internacional de marcas pode interferir e até mesmo prejudicar os planos de exportação de uma empresa se a marca já estiver registrada em seu destino de exportação, fazendo com que a empresa necessite rever as estratégias de ingresso naquele mercado, ou até mesmo optar por desenvolver outro país. A respeito da aplicação dos questionários conclui-se que a maioria dos gestores ainda não conhece a importância que uma marca tem para a empresa, bem como a melhor forma de protegê-la, não somente no mercado doméstico, mas internacional também.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do registro internacional de marcas no ingresso de uma pequena empresa no mercado externopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of international trademark registration when a small company enters the foreign marketpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda de Oliveira.pdf
  Restricted Access
907.85 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.