Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27861
Título: Qualidade de vida no trabalho no setor varejista na cidade de Indaiatuba: diagnóstico, implicações e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Quality of life at work in the retail sector in the city of Indaiatuba: diagnosis, implications and perspectives
Autor(es): QUARELI, Edi Wilson
Orientador(es): PONTES, Aldo Nascimento
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;Varejo;Qualidade de vida
Data do documento: Dez-2011
Editor: 105
Referência Bibliográfica: QUARELI, Edi Wilson. Qualidade de vida no trabalho no setor varejista na cidade de Indaiatuba: diagnóstico, implicações e perspectivas, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os índices de qualidade de vida no setor alimentício varejista da cidade de Indaiatuba, a partir disso, refletir e analisar a importância da qualidade de vida no trabalho dos colaboradores, atentando para a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a qualidade de vida, estabelecendo as implicações e as suas perspectivas. Na fundamentação teórica lançamos mãos de autores como Chiavenato (2004), Soares (2005), Vasconcelos (2001), França; Arellano (2002), dentre outros pesquisadores da temática em questão. Para atingir esses objetivos, realizamos uma pesquisa de levantamento junto aos colaboradores que trabalham em empresas do ramo alimentício, estabelecidas no Polo shopping Indaiatuba. A partir da análise estatística obtivemos resultados que demonstraram que as condições de qualidade de vida no trabalho, oferecidas pelas empresas, não são as ideais, porém, mesmo assim os sujeitos afirmam estar contentes com sua qualidade de vida no trabalho. Essa satisfação identificada nos dados da pesquisa parece-nos justificável quando consideramos a pouca idade, a escolaridade, as condições financeiras desfavoráveis, o convívio com outros colaboradores, o apelo visual e o status que o ambiente de trabalho lhes proporciona. Esse quadro evidencia a necessidade de uma atenção maior das empresas pesquisadas em relação a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores, já que essa tem impactos diretos na produtividade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27861
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edi Wilson.pdf
  Restricted Access
1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.